O professor e Vice-Reitor de Administração da UNIJUÍ, Laerde Sady Gehrke, foi homenageado com a Comenda Monte Caseros, pelo 27º Grupo de Artilharia de Campanha de Ijuí.
A homenagem integrou a cerimônia de comemoração ao Dia da Arma de Artilharia e contou com uma encenação da Batalha de Tuiuti.
Foram homenageados com o diploma de Amigo do Grupo: Lemanski Neto, Silvio Barcellos Zanella, Genésio Antônio Hall, Paulo Rudi Schneider, Clóvis Rorato de Jesus, Vorlei Zuanazzi, João Volnei Guerra Spagnol, Luis Henrique Berger, Rosana Tenroller, Airton Cossetin e Jorge Montardo.
Além do Vice-Reitor da UNIJUÍ foram homenageados com a Comenda Monte Caseros: Ademir Gonçalves Miná, Eduardo Cardoso Filho, Julio César Gabbi, Gilmar Oliveski, Rosana Tenroller, Marildo Kronbauer, Valério Cogo, Flávio Friedrich e Jules Michel Stucky.
A Batalha
O Dia da Arma de Artilharia, comemorado no dia 10 de junho, é uma homenagem ao “Patrono da Artilharia”, Marechal Emílio Luiz Mallet, o “Barão do Itapevi”. Mallet participou da Batalha de Tuiuti, considerado o maior combate da Guerra do Paraguai e da América Latina. Nesta batalha, Mallet teve seu ponto culminante e mais glorioso de sua carreira.
A batalha ocorreu em 1866, numa área do território paraguaio envolvida por pântanos e matagais. No embate, estavam envolvidos Brasil, Argentina e Uruguai, que formavam o grupo dos aliados (Tríplice Aliança); e o exército de mais de 20 mil soldados do Paraguai, que atacaram um acampamento dos aliados em 24 de maio de 1866. Assim, o Marechal Emílio Luiz Mallet foi o primeiro a suportar e a repelir as massas inimigas que, a todo o custo, pretendiam romper a posição aliada.
Foto: Karin Franco / Ijui.com