Alunos da EFA distribuem flores na UNIJUÍ - Unijuí

Alunos da EFA distribuem flores na UNIJUÍ

Ação desenvolvida por alunos do Ensino Fundamental marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente

As crianças do segundo ano do Ensino Fundamental (turma B21), do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) realizaram uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente: uma entrega de vasos com flores e cartões com dicas de cuidados ao meio ambiente para todos os setores do Câmpus da UNIJUÍ.  A UNIJUÍ e a EFA estão dentre as instituições mantidas pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE).

Após as atividades realizadas na Escola sobre a Semana do Meio Ambiente, as crianças receberam mudas de flores e as plantaram em vasos para poder distribuir o conhecimento obtido através dos cartões confeccionados com papel reciclado. Recebidas pelos funcionários ou gerentes dos setores, as crianças ficaram muito felizes em saber que as plantas serão bem cuidadas por todos.

No momento da entrega, o Reitor, Martinho Luis Kelm, participava de uma reunião fora do Câmpus e não pôde receber a flor pessoalmente. No dia seguinte, foi até a sala das crianças, na EFA, para agradecer e convidá-las para plantarem uma árvore no Jardim do Amigo, no Câmpus; essa ação foi acolhida e acontecerá no Dia da Árvore (21 de setembro). O Reitor afirmou que quando crescerem e tiverem na Universidade, poderão orgulhar-se e ver que a árvore que plantaram quando eram crianças vai estar grande e bem cuidada.

Através de pequenos atos, a EFA ensina que as crianças devem repassar seus conhecimentos e seguir o exemplo de Mario Osorio Marques e São Francisco de Assis, que sempre defenderam a natureza e os animais. A Diretora da EFA, Lisiane Goettems, também reforçou que “este ato é um entre tantos que compõem o projeto Aula no Campus, o qual evidencia aprendizagens significativas, na única escola de Ijuí que tem estrutura de Universidade, com laboratórios, bibliotecas e áreas diversas que proporcionam às crianças e jovens um aprender interativo e curioso, o que nos dá orgulho e qualificação no ensino”.