Reitor busca apoio de comissões da Assembleia Legislativa para o curso de Medicina - Unijuí

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, esteve reunido na quarta-feira, 05 de junho, em Porto Alegre, com representantes das Comissões Permanentes de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e também de Saúde e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa.

O objetivo do encontro foi de solicitar o apoio de ambas as Comissões, junto ao Governo do Estado e ao Ministério da Educação, para o Projeto de implantação do Curso de Medicina na UNIJUÍ. O Reitor esteve acompanhado do Prefeito Municipal, Fioravante Ballin, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Walter Joel de Moura e do Presidente da Expo-Ijuí/Fenadi, Nelson Casarin. O grupo esteve na Capital para tratar de questões relativas à feira e aproveitou a ocasião para fazer os contatos na Assembleia Legislativa, tendo como foco o curso de Medicina.

O Reitor foi recebido pelos respectivos presidentes das Comissões, Deputado Adilson Troca, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, e Deputada Ana Affonso, da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Além das audiências, a Universidade está encaminhando ofício relatando sobre o projeto e solicitando o apoio e a defesa, nas esferas estadual e federal, à inclusão da UNIJUÍ no edital de novos cursos de Medicina na região Oeste do Rio Grande do Sul.

Como elementos importantes, a Universidade destaca a existência de um investimento social na região, capaz de construir estruturas físicas de alta complexidade, sempre vinculadas ao sistema único de saúde e totalmente aderentes às exigências do MEC para o credenciamento do curso; a história desta região, que converge para projetos associativos exitosos e no caso da saúde, com uma formação profissional voltada para as políticas do sistema único de saúde.