UNIJUÍ FM e Farmácia Universitária recebem prêmios ambientais - Unijuí

UNIJUÍ FM e Farmácia Universitária recebem prêmios ambientais

Prêmios Ben Hur Lenz César Mafra e Ludwig Reichardt Filho foram entregues na tarde desta quarta-feira, 05, na Praça da República.

A Rádio Educativa UNIJUÍ FM e a Farmácia Universitária da UNIJUÍ receberam na tarde de quarta-feira, 05 de junho, premiações alusivas ao Dia do Meio Ambiente, dentro da programação da XV Semana Municipal de Meio Ambiente de Ijuí. A Farmácia Universitária ganhou o Prêmio Bem Hur Lenz César Mafra, com o projeto “Construindo a Sustentabilidade por meio do Reaproveitamento de Embalagens e Recolhimento de Medicamentos Vencidos: ações ético-ambientais da Farmácia Universitária”. Já a Rádio UNIJUÍ FM, pelo segundo ano consecutivo, ganhou o Prêmio Bem Hur Lenz César Mafra, desta vez com o programa Ambiente Vivo e com o programete Ações Sustentáveis.

Um conjunto de entidades e escolas do município receberam troféus e certificados, dentro de dois prêmios - Ben Hur Lenz César Mafra e Ludwig Reichardt Filho, ambos em sua terceira edição, e que têm como propósito destacar projetos e ações desenvolvidas na comunidade voltadas à preservação do meio ambiente. Ao longo do dia, instituições do município apresentaram projetos e ações ambientais na Praça da República, sendo que a UNIJUÍ esteve representada pelo Grupo PET, do Curso de Ciências Biológicas e pela Agenda 21, da qual é integrante.

Unijuí FM

A Rádio UNIJUÍ FM esteve representada pelo Diretor, Elano Beckmann, e pela jornalista Lahis Welter. O Ambiente Vivo vai ao ar aos sábados, às 9h, com reprise aos domingos, às 7h30. Com produção e apresentação de Lahis Welter, o programa dedica meia hora às pautas relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade, e além de boletins e entrevistas, traz músicas temáticas. Já o programete Ações Sustentáveis é uma criação recente da UNIJUÍ FM, que diariamente inspira os ouvintes com dicas de sustentabilidade aplicadas ao cotidiano. “A conquista dos prêmios mostra que somos uma rádio diferenciada, que temos o compromisso com a pauta ambiental. O Ambiente Vivo acompanha a trajetória da UNIJUÍ FM desde o início e o programete é um pouco mais recente, e ambos mostram que a preocupação com o meio ambiente está no DNA da Rádio”, destacou o diretor da Rádio, Elano Beckmann.

Farmácia Universitária

Já a Farmácia Universitária esteve representada pela farmacêutica responsável, Daniela Pereira, pela professora Christiane Colet, pelo egresso do curso de Farmácia, Cristiano Baiotto e pelo acadêmico Guilherme Hammarstron Dobler, dos cursos de Biologia e Medicina Veterinária, todos envolvidos no projeto que foi premiado. “Considerando a Farmácia Universitária ser um estabelecimento de saúde, vinculado a uma instituição de ensino, busca-se, além das atividades relacionadas com saúde e ensino, também contribuir com melhorias sociais, como questões relacionadas ao meio ambiente”, destaca a professora Christiane Colet. Duas campanhas desenvolvidas motivaram a premiação: a primeira, com o objetivo de recolher, entre clientes e comunidade, embalagens vazias de álcool e sabonete líquido para reutilização nos produtos manipulados, gerando redução dos custos dos produtos, sendo estes repassados aos clientes. Entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013, aproximadamente 300 embalagens vazias de álcool e 100 de sabonete líquido foram coletadas e reutilizadas.

A segunda campanha, lançada em janeiro desse ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, tem como objetivo recolher medicamentos vencidos e em desuso, por meio de coletores especiais instalados em diversos pontos da Universidade. Os medicamentos depositados nestes coletores são quantificados e selecionados pela Farmácia Universitária e posteriormente encaminhados para a SMS, para o correto descarte.