UNIJUÍ discute sua história na formação de professores, no 5º Seminário das Licenciaturas - Unijuí

O 5º Seminário Interno das Licenciaturas foi realizado na última terça-feira, 4, tendo como exposição central a história da UNIJUÍ na formação de professores por meio de seus cursos de licenciatura, bem como as discussões que aconteceram nos quatro seminários anteriores na busca de aprofundar propostas que devem ser levadas adiante.

Ficou acertado que à Vice-Reitoria de Graduação cabe à revisão e construção da política e diretrizes para os cursos de licenciatura da UNIJUÍ, considerando a tradição histórica da Instituição na formação de professores, as políticas públicas para a formação de professores e o ensino na educação básica. Aos cursos de licenciatura (História, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática e Pedagogia), em especial às coordenações e aos Núcleos Docentes Estruturantes, cabe revisar os seus Projetos Pedagógicos de Curso, adaptando-os à política e às diretrizes definidas para a Universidade.

“Além disso, surgiram a partir das discussões, dois fortes indicativos que se referem à ligação mais efetiva e consequente do ensino nas licenciaturas à extensão universitária, bem como a elaboração de proposta de um Mestrado Profissional, visando à formação de professores”, adianta a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Maria Nehring.

O 5º Seminário Interno das Licenciaturas contou com a participação da Vice-Reitoria de Graduação; da Comissão das Licenciaturas, constituída pelos professores Me. Jaeme Callai (Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias); Dr. Ricardo do Amaral (Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias); Dr. Otavio Maldaner (Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias); Ma. Claudia Piva (Área de Matemática e suas Tecnologias); e Dr. José Boufleuer (Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências); dos coordenadores de curso; e dos docentes que atuam nos cursos de licenciatura da UNIJUÍ.