UNIJUÍ entre as melhores universidades da América Latina - Unijuí

UNIJUÍ entre as melhores universidades da América Latina

Unijuí encontra-se entre as 300 melhores instituições da América Latina. Só no Brasil existem mais de duas mil universidades.

Nesta semana foi divulgado o Ranking de Universidades da QS: América Latina. A Unijuí está entre as 300 melhores instituições latino americanas sendo que destas apenas 12 são gaúchas. O ranking tem como critério a pesquisa, a empregabilidade dos formandos, os recursos de ensino e a presença na internet. “Se nós considerarmos que somente no Brasil temos 2.099 instituições de ensino superior, isso mostra a dimensão e o que significa essa classificação da Unijuí, que leva a região noroeste do estado como referência na produção de uma educação superior de qualidade”, destacou o reitor Martinho Kelm.

Ainda segundo ele, esse resultado é um esforço de toda a Instituição, que historicamente busca, cada vez mais, qualificação e a certificação de agentes externos. “A própria avaliação institucional elaborada pelo MEC já colocava a instituição numa avaliação extremante positiva. Essa avaliação, agora envolvendo toda a América Latina, reforça esse aspecto”.

Buscando elevar a qualidade dos cursos ofertados, a Universidade adotou como critério de permanência e fortalecimento dos cursos um sistema de avaliação baseado em conceitos que vão de 1 a 5, a exemplo da avaliação institucional realizada pelo MEC. O Ministério da Educação recomenda e certifica cursos com o conceito 3 como sendo de uma boa universidade. Na Unijuí ficou estabelecido como conceito mínimo dos cursos o conceito 4. “Estamos conseguindo, gradativamente, levar todos os cursos para esse nível de conceituação. Isso reforça essa preocupação de entregarmos a toda comunidade regional cursos da mais alta qualidade, certificados por agentes externos capacitados em fazer essa certificação”, ressaltou o reitor.