Coordenadores e estudantes de Fisioterapia reunidos em Porto Alegre - Unijuí

Coordenadores e estudantes de Fisioterapia reunidos em Porto Alegre

O Curso de Fisioterapia da UNIJUÍ esteve representado no IV Encontro GT Coordenadores e GT Estudantes, dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, realizado no dia 24 de maio, no Hotel Continental, em Porto Alegre.

Participaram do evento a coordenadora do Curso de Fisioterapia da UNIJUÍ, professora Daniela Dherer e a professora Eliane Roseli Winkelmann, chefe do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), integrante da Comissão de Educação do Crefito – 5, além da estudante de Fisioterapia Maira Giaretta. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5a Região - Crefito 5.

Neste encontro foi discutido o tema de Vigilância em Saúde, registrado no instrumento de avaliação das necessidades para a formação profissional, preenchido pelos colegiados dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado. “Acredita-se que este tema é de importância para o momento de revisão dos Projetos Pedagógicos de Curso e para o desenvolvimento da Iniciação Científica durante o processo de formação acadêmico”, destaca a professora Eliane Winkelmann.

A abertura dos trabalhos iniciou com a abordagem conceitual sobre A Importância da Vigilância Epidemiológica na Formação, propondo uma discussão ampliada acerca do tema diante das propostas curriculares vivenciadas. Posteriormente, foi realizada a apresentação aberta sobre o sistema de Informações [notificações e registros] a respeito das ações de Vigilância em Saúde, principalmente os registros que podem impactar ou servir de embasamento para as propostas curriculares [disciplinas e estágios] ou de pesquisa, por dentro dos cursos.

Também foi realizada a análise conjuntural do sistema de informação, diante das especificidades regionais, trabalho com as informações referentes aos dados epidemiológicos [notificações e subnotificações e os instrumentos que podem alimentar esses dados).