UNIJUÍ participa de lançamento do PED de Santa Rosa - Unijuí

UNIJUÍ participa de lançamento do PED de Santa Rosa

Universidade presta assessoria técnica para a Prefeitura, que desenvolve seu Plano Estratégico de Desenvolvimento

A UNIJUÍ participou na manhã desta sexta-feira em Santa Rosa, do lançamento do processo de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) do município. A Universidade presta assessoria técnica para a elaboração do Plano. O evento ocorreu no auditório da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisap) de Santa Rosa.

O Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Kelm, destacou no evento que o Plano não deve apresentar apenas um conjunto de esforços para o desenvolvimento do município e da região, mas sim, resultados: “e, para isto, não podemos fazer tudo, planejamento implica em escolhas. Precisamos escolher o que é estratégico e concentrar nestas escolhas os esforços”.

Kelm chamou atenção para a profissionalização da gestão. Destacou que os municípios precisam encarar a gestão como uma tecnologia tão importante quanto as tecnologias da informação e comunicação: “as piores decisões são tomadas em períodos de crescimento, onde não há dificuldades, já que na crise se pensa muito antes de tomar decisão. E, quem tomo decisão, são os gestores”.

O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vinici, destacou a importância que o poder público dá ao PED e pediu auxílio para as entidades, para que contribuam com propostas, reivindicações e sugestões. Dados que possam qualificar e fundamentar o processo de elaboração do Plano.

O método de elaboração do PED foi apresentado pela técnica da UNIJUÍ e secretária executiva do Corede Fronteira Noroeste, professora Dolores Turra, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Borela. Também estiveram presentes no evento o Pró-Reitor da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, o vice-prefeito de Santa Rosa, Luís Antônio Benvegnú, o presidente da Acisap, José Muñoz Garcia, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa, Paulo Roberto dos Santos, empresários, servidores públicos e representantes de entidades da cidade.