Docente de Portugal ministra seminário temático na UNIJUÍ - Unijuí

Docente de Portugal ministra seminário temático na UNIJUÍ

Docente da Universidade do Minho, Portugal, abordou o tema “Concepções de Saúde e Educação para a Saúde”

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado promoveu esta semana mais uma edição do Seminário Temático, desta vez com a participação da professora Drª. Maria da Graça Simões de Carvalho, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. A docente atua nas áreas de Educação em Biologia, Educação em Saúde e Educação Ambiental e participou do seminário na UNIJUÍ, nesta segunda e terça-feira, abordando o tema “Concepções de Saúde e Educação para a Saúde”.

Esta edição do seminário temático teve como objetivo compreender os conceitos de promoção à saúde, de educação para a saúde e como tais concepções podem ser identificadas em indivíduos, particularmente em professores e futuros professores, e em livros didáticos.

Conforme destacou a palestrante, o que está ensinado a crianças e jovens é a transmissão da informação do que faz mal e das situações que precisam ser evitadas para evitar doenças. “Esta é a perspectiva clássica e não menos importante. Mas, mais importante, é a perspectiva da promoção da saúde, focalizada na criação de competências e na capacitação das pessoas para criarem, em si, uma capacidade de resistir a situações complexas e prejudiciais à saúde”. Maria da Graça destacou, ainda, que o enfoque principal nas escolas deve estar na promoção da saúde, não focalizando as doenças e as questões de risco e, sim, a melhoria do estilo de vida e das condições socioambientais para a melhoria da qualidade de vida.

Este foi o terceiro seminário temático promovido este ano pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Já estiveram na UNIJUÍ os professores doutores Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa, Portugal, que proferiu palestra sobre “Formação de Professores em Portugal”, e Gaudêncio Frigotto, filósofo e pedagogo com atuação em instituições como a UFRJ e UERJ, que abordou o tema “Mudanças na materialidade das relações sociais e crise dos referenciais teóricos no campo das ciências humanas e sociais”.