Senadora Ana Amélia questiona Ministro da Educação sobre curso de Medicina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Possibilidade de implantação do curso na UNIJUÍ esteve em debate durante audiência no Senado na manhã desta terça

Em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, na manhã desta terça-feira (14), a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) questionou o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sobre a possibilidade de implementação do curso de medicina na região Noroeste. No espaço aberto para questionamentos dos senadores, a parlamentar gaúcha destacou o bom desempenho da UNIJUÍ e a estrutura de atendimento na área da saúde em Ijuí e na região. Ana Amélia perguntou sobre as possibilidades da universidade de ser confirmada no edital que está sendo lançado pelo Ministério da Educação.

 Aloizio Mercadante disse que os municípios com estrutura adequada e que ainda não possuem curso de medicina estão aptos. Sem confirmar quais são as cidades, o ministro informou que 49 municípios estão selecionados para os editais pelo MEC. “Se tiver cinco leitos SUS, se tiver pronto-socorro, emergência e urgência, se tiver unidade básica de saúde, se tiver residência e não tiver faculdade de medicina, vai ter. O critério é único e republicano”, disse o Ministro.

A implementação de um curso de Medicina em Ijuí e na região Noroeste conta com o apoio integral de lideranças políticas do Estado, a partir de mobilização coordenada pelo Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí. O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, destaca que, conforme contatos já mantidos no Ministério da Educação e da Saúde, “a UNIJUÍ atende sobejamente aos critérios comentados pelo Ministro da Educação”.

Informações e foto: Assessoria de Imprensa / Senadora Ana Amélia Lemos


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.