Possibilidade de implantação do curso na UNIJUÍ esteve em debate durante audiência no Senado na manhã desta terça
Em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, na manhã desta terça-feira (14), a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) questionou o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sobre a possibilidade de implementação do curso de medicina na região Noroeste. No espaço aberto para questionamentos dos senadores, a parlamentar gaúcha destacou o bom desempenho da UNIJUÍ e a estrutura de atendimento na área da saúde em Ijuí e na região. Ana Amélia perguntou sobre as possibilidades da universidade de ser confirmada no edital que está sendo lançado pelo Ministério da Educação.
Aloizio Mercadante disse que os municípios com estrutura adequada e que ainda não possuem curso de medicina estão aptos. Sem confirmar quais são as cidades, o ministro informou que 49 municípios estão selecionados para os editais pelo MEC. “Se tiver cinco leitos SUS, se tiver pronto-socorro, emergência e urgência, se tiver unidade básica de saúde, se tiver residência e não tiver faculdade de medicina, vai ter. O critério é único e republicano”, disse o Ministro.
A implementação de um curso de Medicina em Ijuí e na região Noroeste conta com o apoio integral de lideranças políticas do Estado, a partir de mobilização coordenada pelo Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí. O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, destaca que, conforme contatos já mantidos no Ministério da Educação e da Saúde, “a UNIJUÍ atende sobejamente aos critérios comentados pelo Ministro da Educação”.
Informações e foto: Assessoria de Imprensa / Senadora Ana Amélia Lemos