Exposição “Conhecer para Preservar” chega a sua sexta edição - Unijuí

Exposição “Conhecer para Preservar” chega a sua sexta edição

Exposição permanece aberta à visitação até 28 de junho, no Museu Antropológico Diretor Pestana

A Sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana está abrigando a sexta edição da exposição “Conhecer para Preservar”, promovida pelo Curso de Ciências Biológicas da UNIJUÍ e pelo Museu Antropológico (MADP/FIDENE). A exposição foi oficialmente aberta na tarde de segunda-feira, podendo ser visitada até o dia 28 de junho.

A professora Francesca Ferreira, curadora da mostra, destacou que a exposição, em sua sexta edição, procura sempre inovar, trazendo para a discussão temas da atualidade. Desta vez, a temática central é “Os ecossistemas e o bem estar humano”, dentro da proposta de discutir sobre os serviços ambientais, ou seja, os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas. Esses serviços podem ser classificados como de suporte - formação de solos, produção primária, ciclagem de nutrientes e processos ecológicos; de provisão - alimentos, água, lenha, fibras, princípios ativos, recursos genéticos; serviços de regulação - do clima, controle de doenças, de enchentes e desastres naturais, purificação do ar e da água, controle da erosão; e serviços culturais - espiritualidade, lazer, inspiração, educação e simbolismos. A biodiversidade sustenta o funcionamento dos ecossistemas dos quais dependemos para alimentação e água potável, além da saúde, lazer, proteção contra desastres naturais, dentre outros. Sua perda afeta a todos, espiritualmente e culturalmente.

Já a professora Mara Tissot-Squalli, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, destacou que a exposição Conhecer para Preservar é reconhecida como um importante espaço de interação entre os saberes produzidos na Universidade e nas escolas. “O Museu é um espaço qualificado para esta interação entre o meio acadêmico e os alunos da educação básica”. A docente destacou, ainda, que a exposição é uma das ações do projeto de extensão “Museu de Ciências Naturais como Espaço Educacional”, desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida), com o envolvimento de acadêmicos de Ciências Biológicas, integrantes do grupo PET Biologia (Programa de Educação Tutorial).

Visitação

A exposição “Conhecer para Preservar” segue aberta até o dia 28 de junho. Os agendamentos de escolas podem ser feitos na Secretaria do Museu, que atende pelo fone 55.3332.0257. Na próxima semana o Museu estará com uma programação especial, em comemoração aos seus 52 anos, que inclui a visitação gratuita para toda a comunidade, inclusive no sábado, dia 25, data do aniversário do MADP.