UNIJUÍ promove mais uma formação continuada de docentes - Unijuí

UNIJUÍ promove mais uma formação continuada de docentes

Giana Sebastiany palestrou para os professores da UNIJUÍ

Mais uma etapa do Programa de Formação Continuada de Docentes da UNIJUÍ foi realizada na tarde desta quinta-feira, 9, no Salão de Atos do câmpus Ijuí, com transmissão on-line para o câmpus Panambi.

O evento contou com a participação da professora mestra Giana Sebastiany, que é coordenadora pedagógica do curso de Medicina da UNISC, professora assistente da Universidade de Santa Cruz do Sul e cursa doutorado em desenvolvimento regional na mesma instituição.

O tema debatido no encontro foi “A sala de aula da graduação: aprendizagem baseada em problemas.  A palestrante iniciou sua fala tratando da organização curricular, suas mudanças estruturais ao longo da história e as possibilidade que cada instituição têm ao compor o currículo com vistas ao perfil do egresso que quer formar. Depois o debate foi trazido para as situações de sala de aula.

O Programa de Formação Continuada de Docente tem como objetivo promover discussões acerca da sala de aula no ensino superior considerando alternativas metodológicas potencializadoras de articulações entre ensino, pesquisa e extensão.

Outras três formações foram realizadas: uma envolvendo especificamente os envolvidos na comissão de implantação do curso de Medicina na UNIJUÍ, que ouviu sobre Aprendizagem baseada em problemas norteando o ensino no curso de medicina, com a professora Giana Sebastiany, que também foi a responsável por falar aos professores da área da saúde, sobre o tema "Construção de problemas: uma possibilidade de aprendizagem interdisciplinar nas áreas básicas da saúde". Os professores do curso de Direito também participaram de uma capacitação específica, com o professor Horácio Rodrigues, com o tema "Processo de ensino e aprendizagem pela resolução de problemas e a constituição do professor universitário".

Horácio Rodrigues e Doglas Lucas na capacitação do curso de Direito

Professores na capacitação do curso de Direito

Formação dos docentes da área da saúde

Reunião com a comissão de implantação do curso de Medicina