Mais uma etapa do Programa de Formação Continuada de Docentes da UNIJUÍ foi realizada na tarde desta quinta-feira, 9, no Salão de Atos do câmpus Ijuí, com transmissão on-line para o câmpus Panambi.
O evento contou com a participação da professora mestra Giana Sebastiany, que é coordenadora pedagógica do curso de Medicina da UNISC, professora assistente da Universidade de Santa Cruz do Sul e cursa doutorado em desenvolvimento regional na mesma instituição.
O tema debatido no encontro foi “A sala de aula da graduação: aprendizagem baseada em problemas. A palestrante iniciou sua fala tratando da organização curricular, suas mudanças estruturais ao longo da história e as possibilidade que cada instituição têm ao compor o currículo com vistas ao perfil do egresso que quer formar. Depois o debate foi trazido para as situações de sala de aula.
O Programa de Formação Continuada de Docente tem como objetivo promover discussões acerca da sala de aula no ensino superior considerando alternativas metodológicas potencializadoras de articulações entre ensino, pesquisa e extensão.
Outras três formações foram realizadas: uma envolvendo especificamente os envolvidos na comissão de implantação do curso de Medicina na UNIJUÍ, que ouviu sobre Aprendizagem baseada em problemas norteando o ensino no curso de medicina, com a professora Giana Sebastiany, que também foi a responsável por falar aos professores da área da saúde, sobre o tema "Construção de problemas: uma possibilidade de aprendizagem interdisciplinar nas áreas básicas da saúde". Os professores do curso de Direito também participaram de uma capacitação específica, com o professor Horácio Rodrigues, com o tema "Processo de ensino e aprendizagem pela resolução de problemas e a constituição do professor universitário".