UNIJUÍ participa de encontro da Rede Cidir - Unijuí

UNIJUÍ participa de encontro da Rede Cidir

Unicruz sediou encontro da Rede, que tem na Presidência o Pró-Reitor da UNIJUÍ/Campus Santa Rosa, Pedro Büttenbender

A Universidade de Cruz Alta sediou na tarde de terça-feira, 07 de maio, o encontro da Rede Interuniversitária de Conhecimento orientada ao Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional (Rede Cidir). Representantes de nove instituições de ensino superior do Brasil, Argentina e Paraguai prestigiaram a agenda, que marcou a primeira atividade do XV Seminário Internacional de Educação no Mercosul e seus eventos paralelos.  A UNIJUÍ esteve representada pelo Reitor Martinho Kelm, pela Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring, e pelo Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Pedro Luís Büttenbender, que é o Presidente da Rede Cidir.

A Reitora da Unicruz, Elizabeth Fontoura Dorneles, abriu a reunião dando as boas-vindas aos visitantes e à comunidade acadêmica. Também se pronunciaram os Reitores do Instituto Privado Carlos Linneo, de Misiones, Argentina, Sérgio Czajkowski; do Instituto Universitário Gastón Dachary, Luiz Henrique Lichowski; e o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, que salientou como um dos desafios da Rede o fomento da permanência dos profissionais formados pelas universidades regionais do Brasil e dos demais países envolvidos em seus locais de formação.

O presidente da Rede Cidir, Pedro Luís Büttenbender, Pró-Reitor da UNIJUÍ/Campus Santa Rosa, lembrou que o principal objetivo da Rede Interuniversitária é, primeiramente, o conhecimento entre as instituições participantes para que possam ser estabelecidas identidades. Segundo Büttenbender, a Rede, que foi criada em 2005, tem oportunizado diferentes espaços de discussões entre as associadas com o governo. “A Rede Cidir é um espaço para germinação de possibilidades de cooperação”, afirmou o Presidente. Ele também reiterou a importância do Seminário Iberoamericano de Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional para a socialização de pesquisas dos países integrantes da Rede.

Após os pronunciamentos, os representantes das nove IES presentes discutiram sobre as ações que podem ser desenvolvidas em conjunto. Um dos principais pontos comuns entre as lideranças foi o entendimento das universidades como polos de desenvolvimento e, sendo assim, imprescindíveis para a Região Noroeste do Estado e a Região de Fronteira com a Argentina e Paraguai. Outro ponto discutido foi em relação ao site da Rede, que pode ser acessado pelo endereço http://www.redcidir.org/ e que contém as informações de todas as instituições associadas. Estiveram presentes no encontro a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), o Instituto Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo (IFFS), faculdades Integradas Machado de Assis (Fema), UNIJUÍ, Universidade Autônoma de Encarnacion – Paraguai, Instituto Privado de Estudos Superiores (Ipet) – Paraguai, Instituto Universitário Gastón Dachary, Instituto Privado Carlos Linneo e Unicruz.

Informações e fotos: Núcleo Integrado de Comunicação/Unicruz

Relações com a Argentina - O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, recebeu na tarde de terça-feira a visita do Reitor da Universidade Gastón Dachary (Argentina), professor Luís Lichowski, acompanhado do Pró-Reitor de Santa Rosa, Pedro Büttenbender. Dentre os assuntos tratados, o Reitor Martinho propôs que as universidades, integrantes da Rede Cidir, estabeleçam uma parceria futura visando ações na área da saúde.