Na próxima sexta-feira, 3, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) firmarão convênio de cooperação técnico/científica.
O principal objetivo da parceria é a proposta do Mestrado Acadêmico em Associação Ampla em Atenção Integral à Saúde à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.
O evento acontece às 10h30, no Salão Nobre do Campus Universitário e deverá contar com a presença de representantes das duas instituições, entre eles os reitores Martinho Luís Kelm e Elizabeth Fontoura Dorneles, além do corpo docente do curso.
A proposta do Mestrado foi construída a partir das demandas regionais e embasada na história e experiência acadêmica dos docentes e das próprias instituições, que são co-irmãs, integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e estão localizadas em uma região geograficamente próxima. A expectativa é que a partir do convênio, outros projetos conjuntos entre as duas universidades poderão ser elaborados.
Como será o Mestrado em Atenção Integral à Saúde
O projeto do Mestrado Acadêmico em Associação Ampla em Atenção Integral à Saúde da Unicruz e Unijuí deve ser protocolado junto a Capes até o dia 09 de maio. A proposta está organizada em duas linhas de pesquisa: Processos saúde-doença-cuidado, que investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida e Processos químicos e biológicos em saúde, que desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar, com biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos.
A previsão é de que as aulas aconteçam nas duas instituições. Os professores do programa são docentes dos cursos da área da Saúde da Unicruz e Unijuí, bem como de outras instituições que foram convidados.