Lançamento da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia conta com a participação da UNIJUÍ - Unijuí

Estudantes e professores da UNIJUÍ participaram do Lançamento da 70ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Na terça-feira, 17, três importantes projeto do Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC) da UNIJUÍ foram apresentados com a presença de lideranças do Sistema Confea/Crea.

O carrinho elétrico carinhosamente chamado de TCHÊ-VETI, Veículo Elétrico de Transporte Individual; o simulador e o emulador de consumo de energia Elétrica, projeto de educação em eficiência energética: construindo um futuro sustentável parceria com o Demei (Departamento Municipal de Energia de Ijuí); e o projeto de P&D em parceria com o grupo CEEE, de automação de subestações de energia elétrica.

O projeto do veículo elétrico foi o trabalho de conclusão de curso do acadêmico de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ, Luciano Bonato, apresentado no ano passado, e consiste em um protótipo de veículo movido a eletricidade e não poluente. Já o projeto de eficiência energética desenvolvido em parceria com o Demei envolveu centenas de crianças da rede pública e particular que receberam palestras sobre a encomia de energia, bem como foi disponibilizada uma “casa virtual” e outra móvel para que fosse possível visualizar quanto cada aparelho gasta, qual o consumo real e a economia ao desligar ou tirar da tomada determinado aparelho. Já o projeto de automação de subestações de energia elétrica em parceria com a CEEE tem como objetivo avaliar e comunicar com antecedência qualquer problema com a rede elétrica subterrânea do centro de Porto Alegre, prevenindo problemas ocasionados por alagamentos ou sobrecarga e assim otimizando custos e gastos.

O evento

A SOEA, que este ano acontece no ExpoGramado, Centro de Convenções de Gramado (RS), no período de 09 a 11 de setembro – deve reunir cerca de três mil participantes, entre profissionais e estudantes, presidentes de Creas e de entidades nacionais e coordenadores de Câmaras Especializadas.

Tradicionalmente acompanhada de uma exposição de produtos tecnológicos, a 70ª SOEA ocupará os 13.400m² do Centro de Convenções , sete mil deles destinados à exposição que abrigará também estandes dos Creas, entidades nacionais e empresas da área tecnológica nacional.

Tendo como tema central "A valorização profissional para o futuro do país", a 70ª Soea terá uma programação com palestras e debates em torno da legislação profissional, sobre a participação do Sistema Confea/Crea na tomada de decisões junto aos governos municipal, estadual e federal, por exemplo.

Realizado a cada três anos, a 8ª edição do CNP - Congresso Nacional dos Profissionais - vai acontecer de 12 a 14 de setembro, na mesma Gramado. O evento será dividido em duas etapas – sendo a segunda etapa, em Brasília. Do encontro nas terras gaúchas, cerca de 500 delegados discutirão temas em torno do Marco Legal que rege as atividades profissionais reunidas pelo Sistema Confea/Crea.