Delegação cubana visita a UNIJUÍ - Unijuí

Delegação cubana visita a UNIJUÍ

Pesquisadores cubanos representantes de universidades, institutos de pesquisa, Ministério da Agricultura estiveram reunidos com o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, na manhã desta terça-feria, 16.

O objetivo da visita na universidade e outras entidades de fomento, como a Emater, é de conhecer a cadeia produtiva do leite e o sistema cooperativista historicamente presente na região.

O grupo de cubanos reúne pesquisadores de diferentes áreas, como agrônomos, médicos veterinários e engenheira química, voltados a conhecer a experiência desta região na cadeia do leite que tem se intensificado nos últimos anos especialmente pelo desenvolvimento de projetos como o Cocap e a Rede Leite. O chefe do Departamento de Estudos Agrários (Deag), Roberto Carbonera, está acompanhando o grupo, junto com o gerente da Emater Regional, Antônio Altíssimo.

O Reitor da UNIJUÍ fez um breve relato aos cubanos da história da instituição calcada no espírito comunitário e tendo com objetivo o desenvolvimento regional por meio da educação superior. Também ouviu dos cubanos suas intenções e áreas de interesse, bem como relatos do seu país de origem.

O grupo também visitou o IRDER onde desenvolveu trabalhos referentes ao manejo do tifton irrigado, avaliação de espécies forrageiras, avaliação da qualidade do leite e saúde do rebanho, na Unidade de Experimentação Participativa.

Visita ao Reitor da UNIJUÍ

Visita ao Irder