O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, participou ontem, 10, de uma agenda em Brasília com integrantes do Ministério da Educação, articulada pelo Deputado Federal Jerônimo Goergen e pela Senadora Ana Amélia Lemos, ambos do Partido Progressista gaúcho.
O Reitor foi recebido pelo Secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, pelo Chefe de Gabinete, Ângelo Vinícius Azevedo Roda, e pelo Assessor Especial do Ministro da Educação, Rolf Hackbart. Conforme destaca o Reitor, o encontro foi muito produtivo, pois permitiu esclarecer elementos importantes para que a Universidade se habilite ao próximo edital a ser lançado pelo MEC, com as regras para implantação de cursos de medicina em instituições de ensino superior do país. “Fomos informados que este edital está em fase final de elaboração, devendo ser publicado nas próximas semanas”, ressalta Kelm.
Outra informação importante que foi esclarecida na reunião de ontem foi de que o edital a ser lançado pelo MEC fará uma análise das necessidades das comunidades em um conceito microrregional.
Nesta quinta-feira, 11, Martinho Kelm cumprirá outras agendas em Brasília, estabelecendo uma série de contatos com deputados federais e senadores. Estão confirmadas audiências com os Senadores Paulo Paim (PT-RS) e Ana Amélia Lemos (PP-RS), com o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) e com assessores do Ministério da Saúde. Na quarta-feira o Reitor esteve com o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS) e com o Diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Dário Frederico Pasche.