Deputados da região constituem bancada gaúcha de apoio ao curso de Medicina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Reitor Martinho Kelm esteve reunido na terça-feira com deputados estaduais da região

A mobilização política para garantir a implantação do Curso de Medicina em Ijuí ganhou força nesta terça-feira com a formação de uma bancada gaúcha de apoio ao projeto, integrada pelos deputados estaduais Gerson Burmann (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB), Ernani Polo (PP), Jeferson Fernandes (PT) e Aloísio Classmann (PTB). Os deputados estiveram reunidos ontem com o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, que desde a última segunda-feira cumpriu agenda na capital, estabelecendo contatos e divulgando o projeto do Curso de Medicina, recentemente aprovado pelo Conselho Comunitário. A UNIJUÍ pretende se habilitar no próximo edital a ser lançado pelo Ministério da Educação para implantação de cursos de medicina em instituições de ensino superior do país.

Na avaliação do Reitor, esta articulação está sendo extremamente positiva, pois demonstra um posicionamento mais ostensivo por parte dos deputados. “Até o momento esta articulação seguia numa linha de apoio e a partir de agora, se torna mais propositiva e de manifestação mais incisiva por parte dos representantes do legislativo estadual, seja no Estado ou em Brasília”. Kelm acrescenta que esta bancada gaúcha que se estabeleceu ontem, durante os contatos na Assembleia Legislativa, tem como primeira grande tarefa fazer uma mobilização junto ao Governo do Estado para que este também se empenhe, junto ao Governo Federal, para garantir a inclusão do projeto do Curso de Medicina na UNIJUÍ no próximo edital do MEC. A expectativa é de que nos próximos dias aconteça uma reunião com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, da qual deverão estar presentes, além do Reitor, os deputados integrantes desta bancada gaúcha. Complementando a agenda em Porto Alegre, na segunda-feira o Reitor, acompanhado de lideranças políticas do PSB de Ijuí e de Santa Rosa, esteve reunido com o Vice-Governador do Estado, Beto Grill, que assegurou seu apoio ao projeto.

Nesta quarta e quinta-feira, Martinho Kelm cumprirá agenda em Brasília, estabelecendo uma série de contatos com deputados federais e senadores. Para esta quarta está confirmada agenda com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), e para quinta-feira com os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Ana Amélia Lemos (PP-RS). Também estão confirmadas agendas com o deputado Elvino Bohn Gass, que é um dos deputados federais da região que estão apoiando o movimento, com o Diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Dário Frederico Pasche, e com o Assessor Especial do Ministro da Educação, Rolf Hackbart.

Foto: Viviane Dreher – Imprensa | Deputado Aloísio Classmann


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.