O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, e lideranças políticas da região participaram de audiência com o Vice-Governador do Estado, Beto Grill, na tarde de segunda-feira, 08, no Palácio Piratini.
Integraram o grupo o diretor do PSB de Ijuí, Jeferson Dalla Rosa, o vereador César Busnello (PSB de Ijuí) e o Vice-Prefeito de Santa Rosa, Luis Antônio Benvegnú, também ligado ao partido. O objetivo da audiência foi de buscar o apoio do Vice-Governador, filiado ao Partido Socialista Brasileiro, para a articulação política e comunitária que vem acontecendo na região, liderada pelo Comitê Pró-Curso de Medicina em Ijuí, uma vez que a UNIJUÍ pretende se habilitar no próximo edital a ser lançado pelo Ministério da Educação para implantação de cursos de medicina em instituições de ensino superior do país.
Segundo o Reitor Martinho Kelm, o Vice-Governador manifestou seu apoio ao projeto e à mobilização que vem sendo feita na região para a implantação do mesmo e se comprometeu a tornar público este movimento junto às demais secretarias e órgãos do Governo do Estado. Em ocasião anterior, durante viagem à capital, o Reitor já esteve reunido com o Governador Tarso Genro, bem como com os secretários da Saúde, Ciro Simoni, e da Casa Civil, Carlos Pestana. “O Vice-Governador se comprometeu em fazer a articulação com as demais pastas, o que deve somar com toda a movimentação política que estamos fazendo para que o projeto seja acolhido pelo MEC”, salienta o Reitor. Nesta terça-feira, Kelm participará de audiências com deputados estaduais da região, ainda em Porto Alegre, e na quarta e quinta-feira cumprirá agenda com deputados das diversas bancadas em Brasília.
O projeto do Curso de Medicina da UNIJUÍ foi recentemente aprovado pelo Conselho Superior da Universidade, o Consu, e enquanto aguarda a publicação do edital, a Universidade tem dado sequência a uma série de contatos com lideranças políticas da região, tanto municipais, quanto estaduais e federais, no sentido de somar esforços, visto que a implantação do Curso de Medicina no Campus da UNIJUÍ, em Ijuí, atenderia uma parcela significativa da população da região oeste do Estado. A maior procedência de instituições com oferta de cursos de Medicina está concentrada na região leste do Estado. Outro fator positivo para a implantação do curso está na infraestrutura da região, com destaque para os laboratórios da Universidade, que já oferta outros cursos na área da saúde, bem como para a estrutura da rede básica de saúde de Ijuí e de Santa Rosa, onde a Universidade oferta residências multiprofissionais na área, em parceria com outras instituições, e também a estrutura do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), que tem um dos principais complexos médicos no Estado e que se habilitará para funcionar como hospital-escola.