UNIJUÍ trabalha na captação de recursos para tecnologia e inovação - Unijuí

UNIJUÍ trabalha na captação de recursos para tecnologia e inovação

Recursos de R$ 89 milhões estarão disponibilizados, via editais, pela Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

O Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, lançou  na quinta-feira editais na área de ciência, tecnologia e inovação com recursos que chegam a R$ 89 milhões. O montante servirá para fomentar áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, como polos e parques tecnológicos, incubadoras, redes de universidades-empresas e indústria criativa. A UNIJUÍ, representada pelo Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, participou do lançamento. A Unijuí irá articular e propor projetos para a captação destes recursos para a região Noroeste do Estado.

Os editais são da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). De acordo com o titular da SCIT, Cleber Prodanov, o lançamento dos editais marca "uma grande virada" do Rio Grande do Sul na sua política de ciência, tecnologia e inovação.

Büttenbender diz que a UNIJUÍ está apta a concorrer aos recursos, já que mantém dois polos de modernização tecnológica na região: polo Noroeste Colonial, que envolve os municípios de Ijuí – na área de agronomia, tecnologia da informação, engenharia elétrica – Panambi – na área de engenharia mecânica - e Três Passos – oleoquímico; e o polo Fronteira Noroeste, que abrange Santa Rosa - nas áreas de alimentos, engenharia civil e metal-mecânico. “A Universidade está ativa no desenvolvimento destes projetos”, destaca Büttenbender.

Os recursos da SCIT serão destinados para os programas Polos Tecnológicos (R$ 17 milhões); Parques Tecnológicos (R$ 14,7 milhões); Incubadoras de Base Tecnológica e Indústria Criativa (R$ 5,6 milhões); Rede Riograndense de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (R$ 2,2 milhões) e Indústria Criativa (4,4 milhões).

Da Fapergs, o volume de recursos também é bastante expressivo. Os editais chegam a R$ 45 milhões voltados para programas de pesquisas e bolsas de iniciação científica, pós-graduação, pós-doutorado e outros programas na área de ciência e inovação. Somente para o Programa Pesquisador Gaúcho, por exemplo, serão R$ 8 milhões, e, para o Programa de Pesquisas para o SUS, R$ 7,5 milhões. O incentivo têm o objetivo de fomentar o intercâmbio científico, tecnológico, artístico-cultural, além da pesquisa e da formação de recursos humanos. Para pleitear os recursos, as instituições devem apresentar os projetos conforme os editais a serem publicados nos sites da SCIT e da Fapergs.

Foto: Claudio Fachel / Palácio Piratini