Museu apresenta “O índio no Brasil Contemporâneo – Exclusão x Inclusão” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu apresenta “O índio no Brasil Contemporâneo – Exclusão x Inclusão”

Vídeos e palestras integram a programação da exposição, aberta nesta quarta-feira, 03 de abril

O Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com a Assessoria de Assuntos Indígenas da FIDENE, Secretaria Municipal de Educação e 36ª CRE promovem a exposição “O índio no Brasil Contemporâneo – Exclusão x Inclusão”, que será realizada no período de 03 de abril a 03 de maio. Como objetivos da exposição se destacam reconhecer o Brasil como um país pluriétnico e pluricultural e, consequentemente, a diversidade étnica como parte da identidade coletiva e individual, além de discutir o índio dentro do contexto da sociedade brasileira, sem, contudo, deixar de reconhecer e valorizar a identidade étnica específica de cada uma das sociedades indígenas.

Quem visitar a exposição poderá assistir a dois vídeos, um curta metragem de animação que se chama “Pajerama”, dirigido por Leonardo Cadaval, que conta a história de um índio que é pego numa torrente de experiências estranhas, que revelam mistérios de tempo e espaço; e o documentário “Nós e a Cidade”, dirigido por Germano Benites, Ariel Ortega e Jorge Morinico”, sobre o povo Guarani-Mbya. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Horários diferenciados podem ser agendados pelo fone (55) 3332.0257.

Além da exposição, estão previstas palestras, sendo a primeira no dia 18 de abril, sobre “Índio no RS – Tradição, recriação e sustentabilidade”, com o líder indígena kaingang Augusto Opẽn da Silva, coordenador do Conselho de Articulação Indígena Kaingang (CAIK). A palestra será realizada no auditório da Sede Acadêmica da UNIJUÍ, em dois momentos, às 14h e às 19h30. Já no dia 25 de abril, às 19h30 e no dia 26, às 8h30min, no auditório da Sede Acadêmica, será realizada palestra sobre “A sociedade na visão do índio”, com Laísa Erê Sales Ribeiro – Kaingang, Bióloga, Especialista em Educação Indígena pela UFRGS e Educação e Diversidade Indígena pela EST, de São Leopoldo, professora na Escola Indígena Antonio Kasim Mig e Bento Pi Gog na Terra Indígena Guarita.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.