Várias entidades do municípios foram beneficiadas com recursos arrecadados no Bazar Solidário do Lions
O Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela FIDENE, foi uma das instituições beneficiadas com a renda do Bazar Solidário, promovido no ano passado pelo Lions Clube de Ijuí, quando foram comercializados produtos diversos doados pela Receita Federal. O Museu foi contemplado com um cheque no valor de R$ 20 mil, entregue na noite do último dia 13, durante Assembleia Festiva do Lions Clube. O Museu esteve representado pela sua diretora, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira.
Segundo a diretora do Museu, o valor será aplicado em reformas na cobertura do prédio, na área da Exposição de Longa Duração, onde há muitos problemas com infiltrações. Hoje, o Museu está situado em prédio próprio, com área de 1.600 m², sendo 491 destes ocupados pela Exposição de Longa Duração que retrata desde a caminhada do primeiro habitante de Ijuí – o índio, seguido do caboclo e do negro até aspectos das diferentes atividades desenvolvidas a partir da fundação e colonização do município pelos 19 grupos étnicos que construíram a sua história. “A exposição retrata, portanto, desde as atividades agrícolas até a moradia, concluindo com um espaço reservado às manifestações culturais presentes em nossos dias”, destaca Stela.
Além do Museu, outras entidades que desenvolvem ações de cunho social foram beneficiadas com recursos doados pelo Lions, dentre elas o Grupo Escoteiros de Ijuí, Grupo de Folclore Chão Batido, CTG Velho Vargas, Lar Casa Criança Feliz, Projeto Judô Cidadão, Delegacia de Polícia Civil de Ijuí, Liga Feminina de Combate ao Câncer, além do Gabinete da Primeira-Dama.