UNIJUÍ sediou encontro macrorregional em apoio à implantação do Curso de Medicina em Ijuí - Unijuí

O Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí, composto pela Prefeitura Municipal de Ijuí, UNIJUÍ, Hospital de Caridade de Ijuí, Câmara de Vereadores de Ijuí e ACI realizou na tarde de segunda-feira, 18 de março, um encontro macrorregional em apoio à implantação do curso de Medicina no Oeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento, realizado no Campus da UNIJUÍ, reuniu lideranças políticas e comunitárias que acompanharam a apresentação do Curso de Medicina, elaborado por uma comissão própria integrada por docentes da Universidade e membros do quadro médico do Hospital de Caridade de Ijuí. Na oportunidade, foram assinados convênios entre a UNIJUÍ e a Prefeitura Municipal de Ijuí, visando a oferta do curso de graduação em Medicina no município, e entre a Universidade e o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), este último visando à oferta do curso de Medicina na UNIJUÍ e a constituição das unidades hospitalares do HCI como campo para a prática de atividades curriculares do curso e como hospital de ensino. Assinaram os respectivos convênios, pela UNIJUÍ, o Reitor Martinho Kelm, pelo Executivo, o Prefeito Fioravante Ballin, e pelo HCI o presidente Cláudio Matte Martins.

Na avaliação do Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, o encontro foi coroado de êxito pois reforçou o associativismo como marca da região, que mais uma vez está demonstrando sua capacidade de mobilização, desta vez para garantir a implantação do Curso de Medicina na UNIJUÍ, o que deverá beneficiar uma parcela significativa da população, especialmente da região oeste do Estado. Martinho Kelm destacou a trajetória história da Universidade de estar sempre atenta às demandas da região. “Hoje estamos diante de uma nova oportunidade, que é a implantação de um projeto de desenvolvimento calcado na educação e na saúde, visando à melhoria das condições de vida da população regional. O associativismo é a marca desta região, que mais uma vez demonstra sua força e seu comprometimento com o desenvolvimento”. O Prefeito Fioravante Ballin também destacou a capacidade de mobilização da região, destacando a trajetória da UNIJUÍ, que desde a década de 80 tem ofertado cursos de graduação na área da saúde.

A professora Dra. Evelise Moraes Berlezi, que coordenou a comissão de elaboração do Projeto do Curso de Medicina, fez a apresentação do mesmo, destacando, dentre os fatores positivos, a inserção da UNIJUÍ no município e na região e o histórico da Universidade na oferta de cursos na área da saúde, que viria a ser fortalecida com a oferta da Medicina. A professora destacou também que a região Oeste do Estado possui a menor cobertura de instituições de ensino superior com cursos de Medicina. No Rio Grande do Sul, a média é de 2,31 médicos para cada 1.000 habitantes, no entanto, ao estudar a relação médico/habitante nos municípios que integram as respectivas associações de municípios da região, o número de médicos está inferior, com 0,79 médicos para cada 1.000 habitantes.

Após a apresentação do projeto, algumas lideranças fizeram manifestações, reiterando o apoio à mobilização que o Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí tem organizado, no sentido de garantir a inserção do projeto da UNIJUÍ no próximo edital a ser lançado pelo Ministério da Educação, previsto para abril. A inserção do projeto neste edital permite que seja dado início ao processo de avaliação, com vistas à aprovação do projeto por parte do MEC. Se manifestaram, durante o encontro, o deputado estadual Gerson Burmann (PDT), o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), o professor Adelar Baggio, ex-Reitor da Universidade, o Pró-Reitor da UNIJUÍ/Campus Santa Rosa e coordenador do Corede da Fronteira Noroeste, Pedro Buttenbender, o médico Luis Antônio Benvegnú, vice-prefeito de Santa Rosa e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR), e a Reitora da Universidade de Cruz Alta, Elisabeth Fontoura Dorneles. Durante o evento, a UNIJUÍ recebeu uma série de manifestações de entidades em apoio ao projeto, dentre as quais se destacam a Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa e também do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado.