Participantes do Projeto Rondon recebem certificados - Unijuí

Participantes do Projeto Rondon recebem certificados

Professores e estudantes envolvidos no projeto, desenvolvido em janeiro, na Bahia, receberam certificados em reconhecimento ao trabalho desenvolvido

Com o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido por professores e acadêmicos da UNIJUÍ junto ao projeto Rondon, foi realizado na tarde de quarta-feira um evento para marcar a entrega de certificados aos participantes da Operação Canudos, em Cansanção na Bahia. O grupo que representou a Universidade junto ao projeto ficou no nordeste de 11 a 27 de janeiro, quando pode fortalecer a extensão universitária, oportunizar um trabalho de cunho comunitário e solidário, além de se trazer experiências acadêmicas com foco à formação tanto humanística quanto profissional; e auxiliar na construção de alternativas para problemas daquelas comunidades.

O objetivo do projeto, desenvolvido pelo Governo Federal, foi de promover a integração social e envolver de maneira voluntária os estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Receberam os certificados os integrantes da equipe, sendo os alunos: Araciele Ketzer e Talita Mazzola (Comunicação Social); Ana Lúcia Londero e Carlos Zandona Rupollo (Agronomia); Pâmela de Lima Thomé da Cruz (Medicina Veterinária); Manoel Francisco Mendes Lassen (Ciências Biológicas); Cândida Bernardi e Geannina Terezinha dos Santos Lima (Engenharia Civil). Também receberam certificados os coordenadores da equipe – professores Paulo Ernesto Scortegagna e Leonir Uhde, que realizaram as seguintes oficinas em diferentes localidades do município baiano: Linguagem e Técnica Fotográfica; Meio Ambiente, Lixo e Reciclagem; Uso, Manejo, Conservação do Solo e Água. Os acadêmicos e professores receberam Certificado de participação expedido pelo Governo Federal, através do Ministério da Defesa e Certificado de participação expedido pela UNIJUÍ. Os certificados foram entregues por integrantes do Comitê de Extensão e Cultura da Universidade.

Também foram destacadas as contribuições dos professores colaboradores do projeto na UNIJUÍ, que são Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Luciane Ribeiro Viana, Cristina Eliza Pozzobon, Raquel Kohler, Giuliano Crauss Daronco, Dinarte Belato e Francesca Werner Ferreira, e a assessora da Vice-Reitoria de Graduação, Véra Fischer, representante institucional junto ao Projeto.

Após a solenidade, os professores Paulo Scortegagna e Leonir Uhde, coordenadores do Projeto RONDON na UNIJUÍ, juntamente com os alunos participantes apresentaram as etapas desenvolvidas na Bahia, dentro da temática “Ações multidisciplinares na construção de soluções para o desenvolvimento e sustentabilidade”.