Ministro da Educação demonstra otimismo com o Curso de Medicina na UNIJUÍ - Unijuí

Ministro da Educação demonstra otimismo com o Curso de Medicina na UNIJUÍ

Em audiência com o Ministro Aloizio Mercadante, senadora Ana Amélia, da Bancada Gaúcha, falou da expectativa da UNIJUÍ de implantar o Curso de Medicina

A implantação do curso de Medicina na UNIJUÍ ganhou força nesta quarta-feira, 13 de março, a partir de dois fatos que, embora distintos, contribuem para consolidar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Universidade e demais Instituições envolvidas neste projeto. O primeiro fato foi a audiência da Senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) com o Ministro da Educação Aloizio Mercadante, oportunidade em que foi discutido o interesse da Universidade para a implantação do Curso de Medicina no Campus Ijuí. O segundo fato foi a aprovação do projeto junto ao Departamento de Ciências da Vida, da UNIJUÍ, que coordenou a execução do mesmo. Com esta aprovação, o projeto será protocolado nesta quinta-feira junto à Secretaria dos Conselhos, para análise do Conselho Universitário no próximo dia 21 de março.

Desde o final do ano passado, uma grande mobilização política e comunitária vem sendo organizada a partir do Comitê Pró-Curso de Medicina e neste sentido, várias lideranças políticas da região estão engajadas no trabalho de garantir o encaminhamento do projeto ao Ministério da Educação. Uma das lideranças é a senadora Ana Amélia, que apresentou ao Ministro documentos enviados ao seu gabinete, pela Reitoria da Universidade, solicitando a inclusão da UNIJUÍ no próximo edital que será lançado pelo Ministério, no mês de abril. A senadora também falou sobre a inexistência de um curso desse porte na região e das condições favoráveis da Instituição e do município.

Em contato com o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, ao final da tarde, a senadora, que é vice-presidente da Comissão de Educação do Senado, destacou que o Ministro demonstrou otimismo em relação à possibilidade da criação do curso de Medicina na UNIJUÍ. Entre os pontos questionados pelo Ministro está o oferecimento de vagas de leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A senadora detalhou o atendimento feito pelo Hospital de Caridade, referência regional em áreas como o tratamento do câncer e com o Instituto do Coração, e do Bom Pastor, onde mais de 70% dos atendimentos são pelo SUS. Ana Amélia acrescentou que Ijuí e região têm uma das mais conceituadas universidades do Estado e há enorme interesse em sediar o curso de Medicina. Ressaltou ainda que o município tem grandes hospitais e centros de excelência e por esta razão a demanda de ensino vem crescendo.

Os programas de residência médica existentes na cidade também foram citados na conversa. Ana Amélia destacou que essa oferta de vagas para os formandos é considerada fundamental pelo Ministro, uma vez que aproxima os alunos da vivência profissional.

Segundo o Reitor Martinho Kelm, a Universidade estará encaminhando, nos próximos dias, uma série de documentos solicitados pelo Ministro, que deixarão a UNIJUÍ apta a participar do edital a ser lançado em breve pelo Ministério. “Estamos dando um importante passo em direção à concretização deste projeto”, destacou o Reitor.

Para a próxima semana, além da expectativa de aprovação do projeto pelo Conselho Universitário, acontece um segundo momento importante, que é a reunião organizada pelo Comitê Pró-Curso de Medicina na segunda-feira, 18 de março, às 14h, no Campus da UNIJUÍ. O objetivo é reunir lideranças políticas e comunitárias, para apresentação do projeto, dentro deste trabalho de mobilização que o Comitê vem fazendo para garantir a implantação do curso, atendendo uma grande parcela da população nesta região do Estado.

Foto: Assessoria de Imprensa / Gabinete da Senadora Ana Amélia