Museu apresenta “Vivandeiras: Mulheres da Coluna Prestes” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu apresenta “Vivandeiras: Mulheres da Coluna Prestes”

“Vivandeiras: Mulheres da Coluna Prestes” marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher

O Museu Antropológico Diretor Pestana preparou para este mês de março, dedicado à mulher, a exposição “Vivandeiras: Mulheres da Coluna Prestes”, que resgata a história das “vivandeiras”, como eram chamadas as mulheres que acompanharam a Coluna Prestes. Considerada a maior marcha revolucionária da história da Humanidade, a Coluna Prestes teve uma duração de dois anos e três meses, percorrendo 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, entre os anos de 1924 a 1927.

A exposição foi aberta ao público na quinta-feira, com happy hour e visitação, seguida de palestra com Neiva Soardi, Coordenadora do Memorial da Coluna Prestes de Santo Ângelo e Curadora da Exposição. Na manhã desta sexta-feira, 08, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, foi desenvolvida uma atividade especial voltada às colaboradoras da FIDENE/UNIJUÍ, dentro do Programa Sinergia. A atividade contou com a presença de colaboradoras das diversas áreas da Instituição, que foram saudadas pelo Presidente da FIDENE e Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, que destacou a contribuição das mulheres ao longo da história da Instituição. Também aconteceu um bate papo com a professora Andrea Narvaes, do Curso de Sociologia da UNIJUÍ, que falou sobre os direitos conquistados pelas mulheres ao longo de décadas e sobre a necessidade de um processo de mobilização e também de educação, visando assegurar o papel das mulheres na sociedade, já que é pela educação que se rompem muitas barreiras, inclusive a cultural, que tem sido o grande entrave na busca da igualdade, especialmente na equidade entre os gêneros.

A exposição Vivandeiras foi organizada a partir de um conjunto de materiais vindos de Santo Ângelo e outros do próprio acervo do MADP, contendo fotografias e documentos da passagem da Coluna por Ijuí, no início da marcha, de 29 de outubro de 1924, quando houve um ataque a Intendência Municipal até 03 de janeiro de 1924 com o legendário Combate da Ramada, na época território de Ijuí, hoje município de Nova Ramada.

A exposição pode ser visitada até o dia 28 de março, nos seguintes horários: de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã (8h às 11h30) e tarde (13h30 às 17h). Horários diferenciados devem ser agendados pelo fone 55.3332.0257. Como promotores também estão a SMED, 36ª CRE, Sinpro-Noroeste e Curso de Sociologia da UNIJUÍ, com o apoio do CPERS Sindicato 31º Núcleo, 27º GAC, Memorial da Coluna Prestes e Fórum Permanente da Mulher.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.