Modalidade EaD da UNIJUÍ recebe conceito 4 do MEC - Unijuí

Modalidade EaD da UNIJUÍ recebe conceito 4 do MEC

A modalidade de Ensino a Distância da UNIJUÍ recebeu conceito 4 do Ministério da Educação no processo de recredenciamento da modalidade junto ao MEC.

O recredenciamento avalia a Instituição como um todo, a partir de dez dimensões pré-determinadas e com visita de avaliadores externos para confrontação in loco das especificações descritas. As avaliações podem ter nota de 1 a 5.

A professora e Vice-Reitora de Graduação Cátia Maria Nehring comemora o resultado, ressaltando que este reconhecimento abre novas possibilidades para a universidade. “O MEC está avaliando todas as instituições de ensino superior a partir de dez dimensões com posterior avaliação de avaliadores de outras instituições e o que ficou claro foi de que estamos no caminho certo e isso nos abre novas perspectivas e novas frentes de ação”.

A Vice-Reitora afirmou que ficou evidenciada a relação próxima entre a instituição e a comunidade, já que este foi um dos aspectos avaliados, reafirmando seu caráter comunitário. “As conversas que os avaliadores tiveram com toda a comunidade, interna e externa, mostrou o engajamento de todos e que a modalidade EaD vem para diminuir espaços e contribuir para um reforço da missão da UNIJUÍ, que é de contribuição ao desenvolvimento regional por meio do ensino superior, estes fatores foram muito positivos para o conceito alcançado”, afirma Cátia.

Categorias avaliadas

Dimensão 1: A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Dimensão 2: A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades; Dimensão 3: A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua constribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; Dimensão 4: A comunicação com a sociedade ; Dimensão 5: As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho; Dimensão 6: Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios ; Dimensão 7: Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação; Dimensão 8: Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional; Dimensão 9: Políticas de atendimento aos discentes; Dimensão 10: Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Conceito final: 4