UNIJUÍ forma primeira turma de Medicina Veterinária - Unijuí

UNIJUÍ forma primeira turma de Medicina Veterinária

Aconteceu no último sábado, 02 de fevereiro, a cerimônia de formatura da primeira turma de Medicina Veterinária da UNIJUÍ, oportunidade em que oito acadêmicos receberam o título de médico veterinário.

Para a coordenadora do curso, professora Cristiane Beck, a formação dessa primeira turma é um momento de grande orgulho, após cinco anos de implantação do curso. “Durante este tempo, apesar de não termos o hospital veterinário concluído, procuramos suprir a necessidade de aulas práticas em outros laboratórios da Instituição e também no Irder”. A professora acrescenta que, para a realização das aulas de técnica cirúrgica já estava implantada a sala cirúrgica no hospital, assim como da patologia cirúrgica, o que possibilitou aos alunos desta primeira turma usufruir de boa parte da estrutura do hospital, porém não vivenciado a rotina de atendimento externo.

Sobre o Hospital Veterinário, a coordenadora adianta que o mesmo se encontra em fase de finalização, devendo, ainda este ano, estar aberto para prestar atendimento externo à comunidade. “Já estão implantados e em utilização os laboratórios de anatomia e o bloco cirúrgico, e em fase de finalização o bloco clínico, que inclui a farmácia e o laboratório de análises clínicas e de parasitologia. Estes laboratórios serão utilizados para o atendimento externo”. Sobre o atendimento à comunidade externa, em 2012 foram realizadas algumas castrações nas aulas de técnica e de patologia cirúrgica, em parceria com o canil municipal. Para este ano, ainda não foram definidos os projetos que deverão ser desenvolvidos.

Cristiane Beck destaca que a região está vivenciando um momento de grande demanda por profissionais da área de Medicina Veterinária, citando como exemplo a área de bovinos de leite. “Acreditamos que a Universidade esteja auxiliando a comunidade com a formação de profissionais, suprindo as necessidades do mercado”.