Doutorando da UNIJUÍ realiza intercâmbio de estudos nos EUA - Unijuí

Doutorando da UNIJUÍ realiza intercâmbio de estudos nos EUA

O doutorando Edegar Soares de Matos, do Programa de Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, encontra-se desde o começo do ano nos Estados Unidos, realizando intercâmbio de estudos na cidade de Newark, estado de Delaware, onde está localizada a Universidade de Delaware.

O doutorando define este período como importante tanto para seu crescimento pessoal quanto profissional. Neste período, pretende colher subsídios para qualificar sua pesquisa, intitulada “Tradição e Política como Elementos Organizadores para a Educação em Tempos Líquidos”, tendo como autores centrais Bauman (polonês-inglês) e Arendt (alemã-americana). “Sempre tive vontade de tirar um tempo para estudar, conhecer a fundo outras culturas. Delaware está sendo um lugar excelente para isso. Junto à pesquisa, faço curso intensivo de língua Inglesa, tendo como colegas pessoas oriundas do Japão, China, Arábia Saudita, Kwait, Equador, Colômbia, Chile e Estados Unidos”.

Edegar está vivendo numa casa de família, num programa do próprio curso. “No segundo período vou aguardar as orientações da co-orientadora americana, professora Rosalie, do Departamento de Educação da Universidade de Delaware”. Na UNIJUÍ, Edegar conta com a orientação do professor Paulo Evaldo Fensterseifer.

A Universidade de Delaware recebe anualmente milhares de estudantes, oriundos de 54 países, além dos Estados Unidos. “Para se ter ideia do tamanho da Universidade, ela tem seu próprio corpo de bombeiros, polícia, rede de lanchonetes, bancos, dentre outros”, destaca o doutorando. Já o Estado de Delaware é considerado relativamente pequeno, cuja população é constituída por ingleses, alemães, holandeses, africanos, latinos e outros grupos menores. “Religiosamente, aqui, existem muitas congregações, seguindo a tradição de cada povo que aqui foi se instalando. A igreja católica foi dirigida, inicialmente, por padres Jesuítas”. Outro aspecto que ele destaca é a agricultura, como uma das grandes fontes de renda do local, com destaque para a produção de grãos, leite, frangos e maçã. “Indústrias importantes, bem como grandes rios e canais de navegação, fazem parte de Delaware”.

Em relação aos objetivos institucionais, Edegar destaca que busca corresponder com a expectativa da UNIJUÍ no sentido de efetivar as bolsas de Doutorado Sanduíche no exterior. “Abrir portas para novos intercâmbios e ajudar a oficializar convênios, onde muitas pessoas possam aproveitar a Universidade de Delaware”. Destaca, ainda, como incentivadores da experiência os professores da UNIJUÍ Walter Frantz, Helena Callai (coordenadora do Programa de Doutorado) e Paulo Fensterseifer (orientador), bem como a professora Carla Guerron, de Delaware, Daniel Baggio, do Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ e o Bispo Dom Clemente, da Diocese de Santo Ângelo. “Assim cheguei aos Estados Unidos. Com a cara e a coragem, sem falar muito o inglês. Sozinho, dependendo da boa vontade de pessoas, de agentes, de estranhos. Foi e está sendo uma experiência muito interessante. Uma prova de vida, um começo que estou encarando como uma grande oportunidade para a vida!”.