Cerca de 500 atletas participaram dos jogos, na Terra do Guarita, em Tenente Portela
O Núcleo de Eventos e o Curso de Educação Física estiveram envolvidos, juntamente com outras entidades, na organização e execução dos Jogos dos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul, que aconteceram entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, na cidade de Tenente Portela. Cerca de 500 atletas participaram dos Jogos, desenvolvidos no setor ABC, na Terra do Guarita. O público que acompanhou a programação foi estimado em cerca de duas mil pessoas por dia.
A cerimônia de abertura aconteceu na quinta-feira à noite. No decorrer da programação, foram disputadas as diversas modalidades, como corridas de fundo e de velocidade, futebol 7 feminino e voleibol misto, futebol masculino, bem como jogos tradicionais indígenas, como arco e flecha, corrida de tora, cabo de força masculino e feminino, arremesso de lança e demonstração de lutas.
Durante a realização do evento, a UNIJUÍ atuou com quatro professores e 20 acadêmicos do curso de Educação Física. Atuaram os professores do Curso de Educação Física Mauro Bertollo, Paulo Carlan e Sidinei Pithan da Silva, além da indigenista Dulci Claudete Matte. Dentre os acadêmicos, dez são indígenas, matriculados na modalidade EaD.
No sábado pela manhã, participou do evento o secretário estadual do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, que deu a partida na corrida de resistência. No domingo aconteceu o encerramento, com a entrega de troféus para cada equipe participante e medalhas de participação para cada atleta. “Com o objetivo de celebração, os jogos não premiaram os vencedores, caracterizando-os como jogos de integração entre os povos indígenas”, destaca o professor Mauro Bertollo, acrescentando que, ao retornarem às suas aldeias de origem, os indígenas saem com a certeza de que será realizada a segunda edição, tendo em vista que os objetivos foram plenamente atingidos.