Mediação e acesso humanizado a justiça é tema de seminário internacional na UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com o tema “Mediação de conflitos para um acesso à justiça humanizado”, foi aberto na quinta, 22, no Salão de Atos do Campus Ijuí, o I Seminário Internacional de Acesso à Justiça, Direitos Humanos e Mediação.

A promoção é do Programa de Mestrado em Direitos Humanos, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS, Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais e Curso de Direito da UNIJUÍ.

O seminário tem como objetivos debater o acesso à justiça como mais básico dos direitos humanos e os modos como esse acesso vem ocorrendo no Brasil atual; delimitar a crise pela qual passa a jurisdição brasileira analisando os seus limites e identificando seus principais fatores: se estruturais ou identitários; bem como discutir a mediação como meio eficaz de acesso a uma justiça mais humana.

O reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, enquanto universidade precisamos nos perguntar o que precisamos fazer para fazer a diferença, contribuindo para a produção de respostas e de alternativas de desenvolvimento para a região.

A programação foi aberta na quinta-feira, 22, às 19h30, com a palestra “Direitos Humanos e Democracia”, tema que será abordado pelo Prof. Dr. Sidney César Silva Guerra, Pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e professor do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Católica de Petrópolis. Na sexta-feira, o destaque é a participação dos professores doutores Nuria Belloso Martín e Giuseppe Ricotta, que atuam em instituições de ensino superior da Itália.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.