A diversidade da cozinha grega foi o tema do terceiro curso do projeto Gastronomia e Nutrição – A arte de comer bem.
O curso foi realizado na segunda-feira, 19, com a chef Gabriele Marchezani. Ela é nutricionista e sócia do restaurante Greek Donner, em Porto Alegre, especializado em gastronomia grega.
A cozinha grega é uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo. É recheada de grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes e mel. Comporta elementos doces e salgados e ainda tem nas oleaginosas, como nozes e gergelim, um ingrediente comum a muitas receitas.
Alho, ervas frescas, como o orégano, alecrim, tomilho e louro, peixes, frutos do mar, pães, cereais e a carne de carneiro, também são elementos fortemente presentes na cozinha da Grécia.
O churrasco grego, que tem versão bastante popular pelas ruas das grandes cidades brasileiras, é um prato muito apreciado. Geralmente é feito com carnes sobrepostas e de diversos animais, como porco, frango e carneiro.
As frutas são muito importantes na mesa grega. Seja em forma natural ou seca, elas fazem parte de todas as refeições e compõem muitos pratos típicos. Em destaque estão as uvas, melancias, melões, pêssegos e figos.
A chef ressaltou a saúde dos gregos que dificilmente apresentam doenças do coração ou desenvolvem câncer, acreditando vir da alimentação rica em verduras, especiarias e azeite de oliva, a saúde daquela população.
O próximo curso do projeto é de Cozinha Francesa e acontece no dia 3 de dezembro, com o chef Marcelus Vieira (Al Mondo). Quem quiser participar pode realizar a inscrição junto a Unidade de Educação Continuada da UNIJUÍ.