A UNIJUÍ está engajada na campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” que foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 20.
Vários eventos estão programados para envolvera a comunidade na luta contra a violência de gênero.
Com o objetivo de aumentar a consciência sobre a violência de gênero e propor uma cultura de paz, os 16 Dias de Ativismo é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rede de Proteção para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher, Fórum Permanente da Mulher de Ijuí, Prefeitura Municipal de Ijuí, Câmara de Vereadores, Unijuí, HCI, 36ªCRE e 17ªCRS.
Oficialmente a campanha inicia no dia 25, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Estima-se que mais de 70% das mulheres sofrerá violência exercida por um parceiro íntimo em algum momento da vida.
A abertura foi concomitante com o Dia Nacional da Consciência Negra, com palestra alusiva aos 25 anos da Etnia Afro em Ijuí, realizada na manhã desta quarta-feira, no Sindicato dos Comerciários.
A UNIJUÍ irá se inserir nas seguintes atividades: no domingo, 25, às 10h30, acontece caminhada com saída da delegacia de polícia até a praça da República, com apresentação do Coral da UNIJUÍ; no dia 27, às 13h30, acontece na sede acadêmica o seminário: Fortalecendo a rede de proteção para o enfrentamento da violência contra a mulher, com a professora do curso de Direito da UNIJUÍ, Ester Hauser e a delegada Jocelaine Aguiar e no dia 10 de dezembro, dia da declaração universal dos direitos humanos acontece a projeção do filme “Quanto vale ou é por quilo”, às 19h30, no Museu Antropológico Diretor Pestana.