Captação de recursos via Mecenato permitirá aquisição de mobiliário adequado para o armazenamento e conservação de mapas e outros documentos
O Museu Antropológico Diretor Pestana está trabalhando na captação de recursos, desta vez por meio do projeto “Preservação do Acervo Cartográfico”. O projeto foi aprovado através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Mecenato, que consiste em uma forma de captar recursos junto às pessoas físicas e jurídicas, por meio de dedução do imposto de renda, para projetos culturais previamente aprovados pelo Ministério da Cultura.
O projeto “Preservação do Acervo Cartográfico” tem como objetivo aperfeiçoar o processo de acondicionamento do acervo cartográfico salvaguardado no arquivo do Museu Antropológico Diretor Pestana, através da aquisição de mobiliário adequado para o armazenamento e equipamentos para o acompanhamento das variações climatológicas, a fim de garantir a preservação da informação e da memória. O valor de captação é de R$ 51.198,80 e está prevista a aquisição de duas mapotecas, termo higrômetros e uma mesa de consulta para o acervo cartográfico. O acervo cartográfico é composto de gêneros documentais, desenhos técnicos como mapas, plantas, perfis e cartas. É constituído de documentos de interesse histórico e científico, que trazem aspectos relacionados ao Povoamento, Arquivo Regional, aspectos de Ijuí, dos indígenas e do arquivo da FIDENE, entidade mantenedora do Museu. A realização deste projeto, coordenado pelo Museu, contou com a Associação de Amigos do Museu, proponente do projeto, e com a assessoria do Núcleo de Projetos da UNIJUÍ.
Conforme explica a diretora do Museu, Stela Zambiazi de Oliveira, para contribuir com a execução deste projeto basta fazer uma doação ao Museu. “É possível destinar parte do Imposto de Renda devido a projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura sem pagar nada por isso”. Doando até 6% do Imposto de Renda devido a favor do projeto “Preservação do Acervo Cartográfico”, é possível abater integralmente esse valor na declaração do exercício, reduzindo o valor a pagar, aumentando a restituição, ou mesmo passando a ter direito a receber restituição.
O prazo para doações é até o dia 20 de dezembro. Informações podem ser buscadas junto ao Museu, pelo telefone 55.3332.0257.