III Entel debate a reforma do ensino médio e as novas linguagens - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professor Dr. João Wanderley Geraldi, da Unicamp, proferiu a palestra de abertura do Encontro Nacional de Tecnologias e Ensino de Línguas

O III Encontro Nacional de Tecnologias e Ensino de Línguas (Entel) foi oficialmente aberto na noite de segunda-feira, durante evento realizado no auditório da Sede Acadêmica da UNIJUÍ. Promovido pelo Departamento de Humanidades e Educação e pelo Curso de Letras, o III Entel será desenvolvido até a próxima sexta-feira, tendo como tema central A Reforma do Ensino Médio e as Novas Linguagens.

A abertura do evento contou com a apresentação do Grupo Mosaico, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), que apresentou um fragmento do espetáculo “Ainda Aí?!”, que tematiza a presença da televisão nas nossas vidas.

Logo após, o professor Dr. João Wanderley Geraldi, da Unicamp, proferiu a palestra de abertura, abordando o tema “A nova identidade da escola face às novas tecnologias de informação e comunicação”. Geraldi atuou na Instituição na década de 70, quando ainda era a FAFI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, que deu origem à FIDENE/UNIJUÍ. Doutor em Linguistica, o docente abordou a questão das novas tecnologias e o novo papel da escola frente a este cenário. Segundo ele, a internet hoje permite que, com um simples clique, se tenha acesso a uma infinidade de informações que nem mesmo um grupo de professores daria conta. Diante desse contexto, ressalta Geraldi, o papel da escola contemporânea não é mais o de socialização, e sim de promotora de reflexão e de produção do conhecimento. “A escola é a única instituição social no mundo contemporâneo que pode fazer o indivíduo pensar, refletir e produzir conhecimento”.

O III Entel segue ao longo da semana, trazendo especialistas como a professora Dra. Tânia Rösing, da UPF, doutora em Teoria Literária e criadora e coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo; o professor Dr. Marcelo Giordan, da USP, especialista na área das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores; e o professor Dr. Otávio Aloisio Maldaner, da UNIJUÍ, doutor em Educação, especialista na área de formação de professores, situações de estudo, ensino de química e interdisciplinaridade. A programação do III Encontro Nacional de Tecnologias e Ensino de Línguas (Entel) está disponível no Portal da UNIJUÍ.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.