A UNIJUÍ esteve representada na semana passada em reunião do Comitê Assessor de Tecnologia e Inovação, do Programa Universidade para Todos (ProUni RS), gerido pela Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, através da Fapergs.
A reunião ocorreu no dia 25 de outubro, na sede da Fapergs, em Porto Alegre, e a Universidade foi representada pelo Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender. A UNIJUÍ foi a única universidade comunitária a participar do encontro.
A Lei que cria e regulamenta o Programa Universidade para Todos, o ProUni RS e seus decretos, através de edital, disponibilizou 500 cotas de bolsas de estudo para formação de recursos humanos em cursos superiores de base tecnológica, visando atender as demandas regionais de qualificação para a promoção do desenvolvimento do Estado. O montante de recursos é de R$ 12,6 milhões.
Nove instituições solicitaram um total de 550 cotas. A UNIJUÍ não fez solicitação, pois, os cursos ofertados pelo Governo no edital, não são compatíveis com oferta da Universidade. Porém, Büttenbender destaca que o Governo do Estado já adiantou que para o próximo ano cursos da UNIJUÍ deverão ser contemplados: “apoiamos este Programa e, por isto, integramos este comitê”. As instituições recomendaram que, para o próximo edital, sejam contemplados cursos das Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e demais Bacharelados.
|