Formado o Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina na UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Lançamento do Comitê acontece na ExpoIjuí, no próximo dia 19

Mobilizar a comunidade, os setores representativos e as forças políticas do município para a instalação do curso de Medicina na UNIJUÍ são os principais objetivos do Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina, formado na manhã desta segunda-feira, 15, no salão Farroupilha, da Prefeitura Municipal de Ijuí.

Participaram representantes de diferentes entidades como Prefeitura, Câmara de Vereadores, UNIJUÍ, HCI, ACI, OAB, Sindicatos, presidentes de bairros, empresários, médicos, deputado Gérson Burmann, representantes dos Rotarys Clubs da cidade, Lions, secretários municipais, entre outros, todos favoráveis a iniciativa e que passam a integrar o comitê.

O Comitê será lançado oficialmente no aniversário do município, dia 19 de outubro, às 18h, no Palco das Etnias, do Parque de Exposições Wanderley Burmann e outras entidades serão convidadas a participar da formalização do comitê, buscando o apoio de todas as forças da comunidade.

“Já tivemos várias reuniões com o HCI e a Prefeitura contando com o apoio integral destes segmentos, mas precisamos somar, agregar mais elementos nesta busca. Temos de positivo a posição firme do governo federal para a abertura de novos cursos de medicina, há uma decisão política de aumentar o número de vagas; temos as condições estruturais para abrigar o  curso de medicina e temos a concordância da diretoria do HCI, mas não conseguiremos implantar o curso somente com estas prerrogativas, precisamos de um movimento de toda a comunidade, se comprometendo em fazer todo o possível para apoiar. Precisamos de um movimento orgânico e político de todos”, conclamou o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm.

Kelm lembrou ainda que a vinda de um curso de medicina para o município tem um significado intrínseco que vai além de formar mão de obra qualificada para o mercado, significa desenvolvimento.

O Reitor adiantou que está constituída uma comissão que alia a linha técnica e a linha acadêmica para a realização do projeto que será encaminhado ao Ministério da Educação até dezembro deste ano.

O prefeito Fioravante Batista Ballin afirmou que a disponibilidade em apoiar a ideia vai além dos limites do município e que a instalação do curso de medicina contará com o apoio de vários municípios da região. “O Comitê será o pontapé inicial para um grande movimento que deve contar com o apoio de todos”.

Dentre os representantes deste comitê será formada uma comissão operacional para as tratativas de ações em prol da instalação do curso nas diferentes esferas.


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.