Proteção da fauna e da flora silvestre é discutida na UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Discutir as novidades trazidas pela Lei Complementar 140/11, que lista formas de atender a fauna e a flora silvestres da região, foi o principal objetivo de uma reunião realizada na UNIJUÍ, na tarde de terça-feira, 2, reunindo representantes de diferentes segmentos que trabalham direta ou indiretamente com a questão.

A Lei Complementar fixa normas para a cooperação entre os entes federados nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora.

 Participaram da reunião: o Presidente da Associação dos Amigos dos Animais de Ijuí; o Comandante e dois soldados do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar; além  dos membros do CONSEMA do qual fazem parte representantes da EMATER, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, UNIJUÍ, Intersindical, Cotrijuí, Apaju, Aipan e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O veterinário Paulo Guilherme Carniel Wagner, que é analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, lotado na Superintendência do IBAMA no Rio Grande do Sul. Chefe do Núcleo de Fauna da SUPES / IBAMA RS, também participou da reunião e trouxe sua experiência em clínica veterinária, gestão de sistemas de inspeção animal, gestão ambiental e medicina da conservação, para discutir formas de harmonizar as políticas e ações administrativas, para evitar a sobreposição da atuação da União, dos Estados e dos Municípios em relação à flora e à fauna.


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.