Cozinha grega é tema de curso oferecido pela UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A diversidade da cozinha grega é tema do terceiro curso do projeto Gastronomia e Nutrição – A arte de comer bem.

O curso está previsto para o dia 19 de novembro, depois do curso de abertura, com o tema “Cozinha de autor”, programado para o dia 1º de outubro, com o Chef Ricardo Sabbado e do curso de cozinha tailandesa, com Felippe Sica, que acontece no dia 29 de outubro.

A chef Gabriele Marchezani irá ministrar o curso. Ela é nutricionista e sócia do restaurante Greek Donner, em Porto Alegre, especializado em gastronomia grega.

O projeto ainda prevê o curso de Cozinha Francesa, no dia 3 de dezembro; com o chef Marcelus Vieira. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro, para todos os cursos, ou quantos o aluno desejar se inscrever, diretamente no Portal UNIJUÍ.

A cozinha grega é uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo. É recheada de grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes e mel. Comporta elementos doces e salgados e ainda tem nas oleaginosas, como nozes e gergelim, um ingrediente comum a muitas receitas.

Alho, ervas frescas, como o orégano, alecrim, tomilho e louro, peixes, frutos do mar, pães, cereais e a carne de carneiro, também são elementos fortemente presentes na cozinha da Grécia.

Os gregos têm o costume de oferecer os mezédes, que são porções de antepastos diversos, servidos para acompanhar uma bebida antes das refeições. Eles são saboreados com pão sírio, lá chamado de pão grego.Entre os pratos mais populares estão mezédes de patê de berinjela (melitzanosaláta), coalhada com pepino e alho (tzatziki) ou de ovas de peixe (taramosalata); bolinhos de carne (keftedes); queijo grelhado e flambado (saganaki); frutos do mar (lulas, camarões, polvo, mariscos); charutinhos de folhas de uva (dolmadakia), a salada grega chamada de horiátiki (tomates, pepinos, finas fatias de cebola, azeitonas, pimentão verde) e uma fatia de um forte queijo de ovelha, o queijo feta, temperado com orégano, e as azeitonas gregas, que nunca faltam numa mesa.

O churrasco grego, que tem versão bastante popular pelas ruas das grandes cidades brasileiras, é um prato muito apreciado. Geralmente é feito com carnes sobrepostas e de diversos animais, como porco, frango e carneiro.

As frutas são muito importantes na mesa grega. Seja em forma natural ou seca, elas fazem parte de todas as refeições e compõem muitos pratos típicos. Em destaque estão as uvas, melancias, melões, pêssegos e figos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.