Egressa da UNIJUÍ recebe prêmio nacional em cooperativismo - Unijuí

Egressa da UNIJUÍ recebe prêmio nacional em cooperativismo

Premiação ocorreu no II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, onde a Universidade apresentou cinco trabalhos de pesquisa

A egressa UNIJUÍ Campus Santa Rosa Zélia Savoldi recebeu, neste final de semana, um prêmio no II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo. O evento, que ocorreu em Porto Alegre, reuniu pesquisadores sobre o tema de todo o Brasil para painéis e apresentações de pesquisas. Zélia é egressa do curso de Administração e dos cursos de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Gestão de Marketing da UNIJUÍ.

O trabalho de Zélia, ‘Configuração da imagem corporativa da Cotrirosa na percepção de seus associados’, foi orientado pelo professor Luciano Zamberlan, na Pós-Graduação em Gestão de Marketing. Zélia é Assessora de Comunicação e Educação da Cooperativa, e em sua pesquisa, buscou identificar a configuração da imagem corporativa da Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda – Cotrirosa, na percepção de seus associados. O estudo contempla uma revisão da literatura acerca do cooperativismo, identidade organizacional e imagem.

A pesquisa exploratória foi realizada através de uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com os diretores da empresa. Na etapa descritiva utilizou-se a abordagem quantitativa, onde foram coletados dados primários por meio do método survey, com aplicação de um questionário estruturado, dividido em três blocos: avaliação institucional, avaliação da imagem da Cooperativa e caracterização dos entrevistados, com a participação de 196 respondentes. Foi utilizada a estatística descritiva para a análise dos dados, onde verificou-se que os resultados alcançados apontam para uma avaliação positiva da imagem da cooperativa na percepção dos associados, com ênfase no atendimento dos funcionários dos escritórios e das moegas e a confiabilidade da marca Cotrirosa.

Zélia ficou com a primeira colocação da categoria ‘Profissionais’, que atuam em cooperativas. O evento premiou outros trabalhos nas categorias graduando, pós-graduando e pesquisador-professor. Além do reconhecimento, a aluna ganhou como prêmio uma viagem para o Canadá, onde irá participar, no mês de outubro, da Cúpula Internacional de Cooperativas, na cidade de Quebec. Este Encontro é considerado o maior evento do Ano Internacional das Cooperativas das Nações Unidas (ONU), e é iniciativa da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), do Movimento Desjardins e da Universidade Saint Mary’s.

Também participaram do II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, em Porto Alegre, os professores do curso de Administração da UNIJUÍ, Ariosto Sparemberger e Pedro Büttenbender, o bolsista Cleber Graef, e os pós-graduados em Gestão de Cooperativas pela UNIJUÍ Elton Zielke, Dejalma Luiz Turra, Vilson Wagner e Zélia Savoldi.

Confira os trabalhos da UNIJUÍ apresentados no II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, neste final de semana, em Porto Alegre.

- Artigo: Avaliação da Imagem de uma cooperativa educacional na perspectiva de alunos e colaboradores - Autores: Luciano Zamberlan, Pedro Luís Büttenbender, Ariosto Sparemberger e Elton Zielke;

- Artigo: Intercooperativismo para o desenvolvimento sustentável na região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul: o caso da Coopervino - Autores: Ariosto Sparemberger, Pedro Luís Büttenbender, Luciano Zamberlan, Dejalma Luiz Turra;

- Artigo: Estudo sobre as cooperativas agropecuárias no território missioneiro brasileiro, argentino e paraguaio - Autores: Pedro Luís Büttenbender, Luciano Zamberlan, Ariosto Sparemberger, Senírio Naujork, Bruno N. Büttenbender, Cleber Graef;

- Artigo: A comunicação social e a consolidação dos princípios do cooperativismo - Autores: Luciano Zamberlan, Ariosto Sparemberger, Pedro Luís Büttenbender, Vilson Wagner;

- Artigo: Configuração da imagem corporativa da Cotrirosa - Autores: Zélia Savoldi, Luciano Zamberlan.

O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em parceria com o Observatório do Cooperativismo, com o apoio do Sescoop/RS .