Projeto “Palestra nas Escolas” já beneficiou mais de três mil alunos - Unijuí

Projeto “Palestra nas Escolas” já beneficiou mais de três mil alunos

Mercado de trabalho, motivação para o estudo e orientações para a escolha profissional são alguns dos temas abordados

Mais de três mil alunos de escolas de ensino médio da região já foram beneficiados com o Projeto “Palestra nas Escolas”, desenvolvido pela UNIJUÍ com o objetivo de orientar os jovens sobre a escolha profissional. O projeto é desenvolvido desde 2007, mas somente neste ano, mais de 50 palestras já foram realizadas, nos municípios de Ijuí, Alegria, Catuípe, Condor, Cruz Alta, Cândido Godói, Giruá, Horizontina, Panambi, Santa Rosa, Santa Bárbara, Santo Ângelo, Santo Cristo, Santiago, Três Passos, Três de Maio, Tuparendi e Tenente Portela.

Todos os departamentos da Universidade se envolvem na organização das palestras, que são voltadas aos alunos de segundos e terceiros anos do ensino médio. Os principais temas abordados compreendem os cursos oferecidos pela UNIJUÍ e os programas de bolsas e benefícios oferecidos, mas também abordam outras questões como a motivação para o estudo, as carreiras mais promissoras, o mercado de trabalho e orientações sobre este momento importante que os jovens enfrentam, de escolha profissional e o desafio da inserção no mercado de trabalho.

Conforme destaca o coordenador do projeto, Éder Schuinsekel, o projeto Palestra nas Escolas é um dos programas de relacionamento que a Universidade desenvolve, oferecendo as palestras gratuitamente para as escolas, e também atendendo às solicitações, de acordo com as temáticas que estão sendo debatidas em sala de aula com os alunos.