Gestores da UNIJUÍ participam de viagem técnica à Finlândia - Unijuí

Gestores da UNIJUÍ participam de viagem técnica à Finlândia

Módulo internacional é organizado pelo MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, promovido pelo Comung

O Vice-Reitor de Administração da UNIJUÍ, Laerde Gehrke, e o Gerente da Coordenadoria de Recursos Humanos, José Luís Bressam, integram comitiva de gestores de universidades filiadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) que participam, até o próximo dia 09, de viagem internacional à Finlândia. A viagem integra um módulo do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, que está sendo desenvolvido pelo Comung, sob a coordenação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A viagem teve início no final de semana. O roteiro a ser cumprido integra visitas técnicas às Universidades de Turku, em Turku, de Tampere, na cidade de Tampere, da Hämeeenlinnaa, na cidade de mesmo nome, e também ao Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia, em Helsinki. Conforme destaca o Vice-Reitor Laerde Gehrke, o objetivo do módulo internacional é de conhecer o modelo de gestão nestas instituições. Os temas de interesse são a sustentabilidade dos projetos e dos programas das IES; as estratégias para o desenvolvimento da pesquisa, inovação e transferência de tecnologia; a articulação da gestão do ensino, da pesquisa, da extensão e da cooperação internacional; as redes de cooperação internacional no ensino, na pesquisa e na inovação e seus efeitos nas IES; além da apresentação de cases.

A viagem tem como objetivo conhecer o sistema de gestão dessas universidades e de escolas politécnicas, já que o Programa para a Avaliação de Estudantes Internacionais (PISA) apontou a Finlândia como líder mundial em matéria de ensino, numa avaliação trienal de alunos de 15 anos nos principais países industrializados, organizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No país europeu existem 20 Universidades e 29 Institutos de ensino superior, com aproximadamente 135 mil estudantes.