UNIJUÍ concede título de Professor Honoris Causa a docente da UAM - Unijuí

UNIJUÍ concede título de Professor Honoris Causa a docente da UAM

Professor Clemente Herrero Fabregat será homenageado durante sessão solene do Consu

A UNIJUÍ promove na próxima quinta-feira, 06 de setembro, sessão solene do Conselho Universitário (CONSU), oportunidade em que será conferido ao professor Clemente Herrero Fabregat, da Universidad Autônoma de Madri (Espanha) o título de Professor honoris causa pela sua relevante participação na inserção internacional e nas atividades acadêmicas da Universidade, em especial junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. A sessão solene do Consu será realizada no Salão Azul, junto ao prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, a partir das 14h.

Sobre o homenageado

O professor Clemente Herrero Fabregat é natural de Valencia (Espanha). Sua formação acadêmica foi completada na Universidade de Valência, conquistando em 1973 o título de Doutor em Geografia, com a apresentação da tese “Geografia agraria de la huerta de Valencia”. Já atuou como professor universitário nas Universidades de Valência, Zaragoza, Complutense de Madrid e Autonoma de Madrid. Desde o início de sua atividade acadêmica como professor, sua preocupação central tem sido a formação de professores, em especial o ensino de geografia e de história, sendo jubilado como professor catedrático da Faculdade de Formação de Professores e Educação da Universidade Autônoma de Madrid (UAM).

Esse tempo de experiência docente no campo da educação e da formação de professores é enriquecido por uma expressiva produção científico-cultural que se ocupa dos seguintes temas: estudo das correntes do pensamento geográfico de geógrafos e pedagogos espanhóis das primeiras décadas do século XX; no âmbito da geografia comportamental desenvolve estudos sobre a construção do pensamento geográfico a partir das imagens mentais, em especial dos espaços simbólicos na cidade; paralelamente, a partir do estudo do pensamento geográfico espanhol do início do século XX, realiza estudos da história militar espanhola e mais recentemente da geopolítica contemporânea.

O professor Clemente é Tutor do convênio de Cooperação Técnica e Científica entre a Universidade Autônoma de Madrid e a UNIJUÍ desde 2005, quando passou a atuar no Brasil, de modo mais intenso e sistemático com a Instituição, mas também junto à Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, Universidade Federal do Paraná, Universidade Católica de Goiás e Universidade Federal de Goiás, UNESP – Campus Marília e de Franca/SP.