Mais intercambistas partem pelo Ciência sem Fronteiras - Unijuí

Mais intercambistas partem pelo Ciência sem Fronteiras

Carina Herman, Paulo Goi e Fernando Luis dos Santos integram o grupo de alunos que parte para Portugal

Mais um grupo de alunos da UNIJUÍ irá vivenciar a experiência do intercâmbio acadêmico a partir do mês de setembro, tendo como destinos Portugal, Espanha e Canadá. Do grupo de alunos selecionados para estudar durante um semestre no exterior, cinco farão parte do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, destinado a promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

São eles os acadêmicos Darlinton Carlos Krupp Prauchner, do curso de Ciência da Computação, que parte para o Canadá; além de Carina Talice Stube Herman, do curso de Farmácia, e os acadêmicos de Medicina Veterinária Paulo Roberto Goi Filho, Fernando Luis dos Santos e Thiago da Costa Fengler, que partem com destino a Portugal. Conforme explica o assessor de Relações Internacionais da UNIJUÍ, Daniel Baggio, estes estudantes foram selecionados para a bolsa de estudos através de Cotas de Bolsas CNPQ que a UNIJUÍ recebeu, bem como através da inscrição individual que cada candidato realizou nos editais do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Também está partindo para intercâmbio, mas com destino para a Espanha, a acadêmica Ana Claudia Delajustine, do curso de Psicologia, que irá estudar um semestre na Universidade Autônoma de Madrid (UAM), na Espanha. Já o doutorando Tiago Brutti acabou de embarcar para a Espanha para realizar o período de quatro meses de doutorado sanduíche também na UAM.

Além destes estudantes, o aluno Bruno Buttenbender, do curso de Administração em Santa Rosa, já está na Austrália realizando intercâmbio através do Programa Ciência Sem Fronteiras. Ele estudará um ano na Universidade de Adelaide. No mês de fevereiro de 2013, a estudante Natália Silva, do curso de Biologia, também estará indo para a Austrália. Ela irá estudar seis meses na Universidade de Melbourn.

Na última segunda-feira, 28, alguns dos alunos que estão partindo para o intercâmbio participaram de reunião, organizada pela professora Angélica Moreira, coordenadora do Curso de Farmácia e do intercâmbio com as universidades portuguesas. O objetivo do encontro foi de repassar as últimas orientações aos alunos, bem como integrá-los. Também estiveram presentes no encontro alguns alunos que acabaram de retornar de Portugal, e o acadêmico Francelino Sanhá, da Guiné Bissau, que cursa Direito na UNIJUÍ. Os alunos aproveitaram a oportunidade para fazer um relato da experiência de intercâmbio.

Intercambistas e seus destinos

Universidade do Porto:

- Faculdade de Farmácia: Carina Hermann (contemplada com o Programa Ciências Sem Fronteiras);

- Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (curso de Medicina Veterinária): Thiago Fengler, Paulo Goi e Fernando Luis dos Santos (contemplados com o Programa Ciências Sem Fronteiras).

Espanha

Universidade Autônoma de Madri: Ana Cláudia Delajustine (curso de Psicologia)

Canadá

Universidade de Alberta, na cidade de Edmonton: Darlinton Carlos Krup Prauchner – Ciência da Computação (contemplado com o Programa Ciências Sem Fronteiras)