Cardiologista fala sobre cuidados com a saúde na SIPAT - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho traz discussões sobre diferentes temas aos colaboradores da UNIJUÍ.

Falar sobre as pequenas atitudes que podem prevenir e evitar doenças do coração foi o principal objetivo da palestra do doutor Paulo Viecelli, realizada na tarde de terça-feira, 28, dentro da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da UNIJUÍ.

O médico cardiologista e doutor em medicina pela USP, falou sobre “Saúde: o quanto somos responsáveis pelo nosso próprio cuidado”. Com uma linguagem despojada e usando de brincadeiras, Viecelli alertou para os perigos das doenças cardíacas e dos benefícios de pequenas atitudes como: caminhar meia hora três vezes por semana, reduzir o sal, ingerir líquidos, ter uma dieta equilibrada, com poucas gorduras e doces. “A maioria dos casos de pressão alta e de diabetes poderiam ser tratados sem medicação, com a prática regular de exercícios. Hoje se pratica a medicina de balcão, as pessoas chegam e pedem suas receitas. Remédios pra ansiedade e depressão são receitados em rodas de chimarrão, quando o exercício físico regular, respeitando a regra de três, três quilômetros em trinta minutos regulariza a pressão, libera hormônios que trazem sensação de bem-estar e diminui outros fatores de risco, como diabetes e triglicerídeos”, alerta o médico.

Viecelli afirma que o Rio Grande do Sul é o Estado campeão em tabagismo, hipertensão e etilismo. “As doenças cardiovasculares são as que mais acometem e que mais causam morte na população. De cada dez pessoas sete vão morrer de doenças cardiovasculares. O estilo de vida que estamos vivendo hoje não é biológico, temos um excesso de responsabilidades financeiras e não temos a biologia para ficarmos sentados o tempo todo, é necessário abandonar o sedentarismo”.

Ele falou sobre a Semana do Coração, que desde o ano passado é lei estadual e se está implantando em diversas instituições, inclusive na UNIJUÍ. O objetivo é traçar um perfil, esclarecer dúvidas e fazer com que a população se conscientize dos riscos e passe a ter outra atitude. Em Cruz Alta, onde nasceu a ideia, e que  município desenvolve a semana do coração há sete anos, foram constatadas significativas mudanças no quesito conhecimento e esclarecimento da comunidade frente aos riscos de se ser sedentário, ou obeso, ou hipertenso.

A campanha disponibiliza um site para que seja feita a pesquisa, que serve de base de dados para a Socergs (Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul), bem como traça um perfil dos colaboradores de determinadas empresas cadastradas, ou ainda um panorama da saúde do indivíduo que se disponha a responder as questões.

A pesquisa pode ser respondida no site semanadocoracaors.com.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.