Curso de Enfermagem da UNIJUÍ esteve representado em vários eventos científicos nacionais e internacionais
Uma das pesquisas apresentadas foi “Perfil, fatores de risco e avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico em uma unidade de nefrologia da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul”, desenvolvida pela acadêmica Bárbara Letícia Dudel Mayer, bolsista PIBIC/UNIJUÍ, sob coordenação da professora Eniva Miladi Fernandes Stumm, do Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ.
Semana de Enfermagem
Outros dois trabalhos foram aceitos na 23ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e da Escola de Enfermagem da UFRGS, que ocorreu de 9 a 11 de maio e teve como tema “40 anos de Enfermagem no HCPA: Trajetórias e Desafios”. Os trabalhos foram apresentados em forma de pôster, intitulados: “Percepções de pacientes referentes a posturas da equipe de uma unidade nefrológica” de autoria de Elisandro Von Mühlen, Bárbara Mayer, Priscila Escobar, Dulce Aparecida Barbosa e Eniva Stumm; e “Tempo de diagnóstico e avaliação da saúde: percepções de renais crônicos” de autoria de Ana Paula Kruger, Bárbara Mayer, Priscila Escobar, Dulce Barbosa e Eniva Stumm.
Ainda em relação ao evento da UFRGS, uma das bolsistas voluntárias do projeto de extensão que ocorre no Hospital Bom Pastor, Mariana Frolich, apresentou o trabalho “A enfermagem no cuidado a indivíduos alcoolistas internados em um hospital geral” de autoria de Rosilda de Oliveira, Cibele Thomé da Cruz, Liamara Denise Ubessi, Mariana Frohlich, Mônica Estela Casarotto, Rosane Maria Kirchner e Eniva Miladi Fernandes Stumm.
Congresso de Investigação em Enfermagem
Outros dois trabalhos referentes à tese de doutorado da professora Eniva e três trabalhos resultantes da pesquisa por ela coordenada foram aprovados e apresentados no III Congresso de Investigação em Enfermagem, Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, em Coimbra/Portugal, entre os dias de 12 e 15 junho, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal. Este Congresso foi organizado pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem [UICISA-E], acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e creditada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Conforme destaca a professora Eniva, “o evento é uma imagem de marca no contexto das iniciativas de extensão internacional promovidas pela UICISA-E, com o objetivo de partilhar o conhecimento no âmbito de investigação em saúde, educação e enfermagem”. O Congresso, com edições anteriores em 2007 e 2009, pretende constituir-se em uma bienal fortalecendo a rede de investigação em Enfermagem de Ibero América e África. Os trabalhos foram: “Impacto de uma intervenção educacional de enfermagem na adesão ao tratamento e na qualidade de vida de pacientes com hiperfosfatemia, em programa hemodialítico” de autoria de Eniva Stumm, Laura de Azevedo Guido e Dulce Barbosa; “Intervenção educacional de enfermagem ao paciente renal crônico, hiperfosfatêmico, em hemodialise” de autoria de Eniva Stumm, Dulce Barbosa e Laura Guido; “Análise de sentimentos, problemas de saúde de renais crônicos e interferências em atividades sociais” de autoria de Bárbara Mayer e Eniva Stumm; “Análise de intercorrências de pacientes em hemodiálise e avaliação da saúde” de autoria de Daiana Coitinho, Bárbara Mayer, Priscila Escobar e Eniva Stumm; “Estressores e atenuantes de estresse entre idosos em tratamento hemodialítico” de autoria de Paola Braz de Abreu e Eniva Stumm.
Participaram também do referido evento, as docentes Joseila Gomes e Marinez Pettenon com a apresentação dos trabalhos: A enfermagem como promotora de educação em saúde para o auto cuidado ao paciente portador de fístula arteriovenosa - Fav. Autores: Marinez Koller Petenon; Margarete Veronica Jesse; Cleci Piovesan Rosanelli Joseila Sonego Gomes; Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz; Marli Maria Loro; e Perfil de atendimentos realizados pelo serviço de atendimento móvel de urgência- SAMU, tendo como autores Marinez Koller Pettenon; Joseila Sonego Gomes e Edegar Cosmann Moi.
Congresso de Stress ISMA
Dando continuidade, mais dois trabalhos foram apresentados no 12º Congresso de Stress da ISMA-BR, em Porto Alegre/RS de 19 a 21 de junho. Os trabalhos apresentados foram: “Análise de sentimentos, problemas de saúde de renais crônicos e interferências em atividades sociais” de autoria de Bárbara Mayer, Eniva Stumm, Rosane Kirchner, Laura Guido e Dulce Barbosa; e “Estresse e qualidade de vida de policiais militares” de autoria de Caroline Schacker Evangelista, Bárbara Mayer, Marli Maria Loro, Eniva Stumm, Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz e Cleci Schmidt Piovesan Rosanelli. Foi apresentado um trabalho oriundo do Projeto de Extensão coordenado pela professora Eniva intitulado “Atuação em um projeto de extensão: reflexões de acadêmicas de enfermagem”, de autoria das acadêmicas de enfermagem Cibele Thomé da Cruz, Gisele Elise Menin, Mariana Frohlich, Rosilda de Oliveira; Cleide Estela dos Santos Alfing, Francieli Ana Dalabrida e Jaqueline Piccoli.
64ª Reunião da SBPC
Para finalizar, dois trabalhos foram aprovados e tiveram apoio financeiro da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ para serem apresentados na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu de 22 a 27 de julho na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís/MA. Teve como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza” e trata-se de um dos maiores eventos científicos do País.
O primeiro trabalho foi de Cândida Bernardi, acadêmica do curso de Engenharia Civil e participante do PET. Seu trabalho é intitulado: “Influência da substituição de cimento por microssílica da cinza de casca de arroz na resistência mecânica” de autoria de Bernardi, C.; Silva, C. F. S. C. e.; Kelm, T. A.; Hermann, T. D.; Sokolovicz, B. C.; Cantarelli, G. M. O segundo, de Bárbara Mayer: “Análise da qualidade de vida de usuários em hemodiálise, atividades físicas e de lazer” de autoria de Bárbara Mayer; Eniva Stumm; Rosane Kirchner; Laura Guido e Dulce Barbosa.
Socialização de experiências
Todos os eventos e trabalhos apresentados foram avaliados de forma positiva pelas acadêmicas e professores, visto que os mesmos se constituem em espaços importantes para a divulgação e socialização dos resultados de pesquisas e de extensão, favorecem trocas entre os autores, instiga novas pesquisas, dentre outros. “Todos os eventos foram importantes, em especial, os que ocorreram fora do Rio Grande do Sul e do País, os quais oportunizaram conhecer novas realidades, culturas, estudantes e pesquisadores de diferentes países e isso é salutar”, conclui a professora Eniva.
A acadêmica Bárbara enfatizou que tem muito a agradecer à UNIJUÍ, a Vice- Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão e à sua orientadora pela oportunidade de participar de pesquisas, de compreender e fazer pesquisa e, principalmente, por ter apoio e ajuda nos momentos de divulgação dos resultados obtidos.