A Semana de Prevenção de Acidentes (Sipat) iniciou na UNIJUÍ com uma palestra sobre Finanças Pessoais e Orçamento Doméstico, com o professor José Dalmo Silva de Souza, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação.
A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Inês Dambrós, deu as boas vindas e explicou o mote da semana neste ano, que foca no respeito ao estacionamento preferencial ao portador de necessidade especial.
O professor José Dalmo falou da dificuldade de administrar o orçamento doméstico, especialmente, quando não se tem dinheiro. “Preocupações financeiras podem afetar o desempenho no trabalho, o que muitas vezes exige um tratamento químico, o que também atrapalha na dinâmica do trabalho”, alerta o professor.
Dalmo afirma que deveria ser fácil cortar despesas, mas que na prática isso não acontece. “O ser humano se acostuma facilmente com um padrão maior, mas o contrário sempre é muito difícil. Sempre que há um descontrole financeiro é preciso readequar e, principalmente, deve haver uma vontade de resolver a questão. Precisamos visualizar os números, organizar, ver o que se tem de receita e despesas e a reorganização deve se dar hierarquicamente nesta ordem: cortar despesas, negociar dívida e pegar um empréstimo. Esta última opção nunca deve ser a primeira, mas pode ser considerada dentro de um planejamento”.
Uma intensa programação acontece até o dia 31 de agosto. Confira.