Alunos da EFA participam de aula prática no Campus Panambi - Unijuí

Alunos da EFA participam de aula prática no Campus Panambi

Alunos de ensino médio tiveram aula prática sobre funcionamento de motores, dentro do projeto “Aula no Campus”

Alunos do segundo ano do ensino médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, sob a coordenação dos professores Gláucio Carlos Libardoni, de Física, e Oscar Luis Calegari, de Química, estiveram na semana passada visitando o Campus da UNIJUÍ em Panambi. O objetivo foi de proporcionar aos alunos conhecimentos sobre motores de combustão, por meio de uma aula prática nos laboratórios do Campus. A atividade integra o projeto “Aula no Campus”, que vem sendo desenvolvido com a proposta de aproximar os professores e alunos das duas mantidas da FIDENE com vistas a enriquecer os conteúdos escolares pela sistemática de palestras, vivências e reflexões acerca de temas que a Universidade pode contribuir, de forma a complementar o trabalho da Escola.

Segundo o professor Gláucio, de Física, o projeto Aula no Campus oportunizou aos alunos uma discussão teórica, mediada pelo professor do curso de Engenharia Mecânica, Roger Hoffmann, sobre motores de combustão interna a 4 tempos utilizados, por exemplo, em veículos populares. O debate esteve voltado à inserção de conceitos de física e química, como trabalho, calor, gás ideal, transformações gasosas, rendimento, entalpia e catalisador, no contexto de aprendizagens ligadas ao cotidiano. “Entre elas, destacamos que o rendimento de um motor a gasolina a 90 km/h, consumindo 16,5 km/l, na prática, é de aproximadamente 25%. Em outras palavras, 25% da combustão produz movimento efetivo”, observa o professor Gláucio.

Os alunos foram recebidos pelo Pró-Reitor do Campus Panambi, professor Nelson Thesing, que fez uma apresentação da estrutura e dos laboratórios. Para complementar a aplicação de conhecimentos de termodinâmica na prática, os alunos observaram o funcionamento de motores a gasolina e a álcool no Laboratório de Motores. A atividade foi coordenada pelo professor da Engenharia Mecânica Gil Eduardo Guimarães. Nesse momento, foram utilizados equipamentos para a medida da quantidade de poluentes emitidos pelo funcionamento de um carro popular, além da visualização e compreensão da utilidade dos componentes de um motor, entre eles, o carburador, vela de ignição, filtro de ar e vilabrequim.

A coordenadora pedagógica Rosane Nunes Becker afirma que “o projeto EFA/UNIJUÍ se constitui numa das grandes oportunidades de ambas as mantidas aprenderem. A Escola que tem na Universidade a ampliação do acesso ao conhecimento e a Universidade que tem na Escola de Educação Básica a pesquisa e o enriquecimento teórico da aplicação de seus pressupostos”.