Modelo alternativo de futuro é tema de ciclo de debates - Unijuí

Modelo alternativo de futuro é tema de ciclo de debates

Discutir um modelo alternativo de futuro para as universidades comunitárias foi o tema do debate realizado pelo professor Renato de Oliveira, dentro do Ciclo de Debates “A Universidade na sociedade contemporânea”, que foi realizado no Salão Azul, da biblioteca Mario Osorio Marques, na quinta-feira, 23.

Oliveira afirmou que são três os eixos que a universidade deve seguir: o primeiro, com ações voltadas para o fundo social da pobreza no Rio Grande do Sul, trabalhando com atividades marginalizadas da economia, com ações específicas de integrá-las no mercado; o outro eixo deve ser destinado ao tecido econômico do Estado, por meio dos arranjos produtivos. “Não vamos inventar a roda, mas aumentar a sua produtividade”; e o terceiro eixo que deve se dar prioridade é a inovação radical, preparar o Estado para as novas tecnologias: nanotecnologia, biotecnologia, informática e ciências do comportamento, sempre repensando a relação da universidade com a comunidade.

O primeiro evento deste Ciclo ocorreu no dia 30 de março, e contou com a palestra do Prof. Luíz Carlos Bombassaro, da UFRGS, sobre “Concepção, Evolução e Modelos de Universidades”.

O segundo evento ocorreu no dia 27 de abril e contou com a palestra do Prof. Dr. Jaime Paviani, da UCS, sobre “Universidades Comunitárias: Cenários atuais e tendências”.

O próximo evento deve acontecer no dia 28 de setembro, com a palestra “O Novo Paradigma Tecnológico e a Atuação da Universidade na Sociedade Contemporânea”, com o Prof. Dr Walter Antonio Bazzo, da UFSC.