Professor da Alemanha ministra disciplina no Mestrado em Desenvolvimento - Unijuí

Professor da Alemanha ministra disciplina no Mestrado em Desenvolvimento

Pela primeira vez um professor estrangeiro assume uma disciplina em um curso da UNIJUÍ

O professor Gerd Wassenberg, da Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen, da Alemanha, está em Ijuí desde a semana passada. Ele veio ao Brasil com o objetivo de ministrar uma disciplina no Mestrado em Desenvolvimento da Universidade, em Ijuí, entre outras agendas com acadêmicos, professores e empresários da região.

Na sua chegada à Universidade, Gerd Wassenberg foi recebido pelo Reitor, Martinho Kelm, pela Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Evelise Berlezi, e pela professora do Mestrado, Lurdes Froemming. No encontro o Reitor ressaltou a intenção de contar com a experiência de Wassenberg sobre a temática do empreendedorismo, para estabelecer uma parceria concreta que possa viabilizar projetos voltados a este tema na região: “a Universidade tem trabalhado fortemente neste sentido, procurando somar esforços com o empresariado e poder público, no sentido de estimular o empreendedorismo e a inovação como agentes de desenvolvimento”.

Desde 2002 o professor Gerd Wassenberg visita a Universidade como professor visitante, atuação que realiza também em universidade de países como Finlândia, Holanda, Romênia e Suíça. Ele é administrador formado e especializou-se em empreendedorismo. Possui três empreendimentos na Alemanha. Na região de Aachen esteve envolvido na implementação de um dos primeiros centros de tecnologia. Estimulou os primeiros spin-offs (criação de empresas a partir de incubadoras universitárias). É o diretor do Pavilhão Pesquisa e Tecnologia da feira de Hannover. De 1990 a 1993 foi consultor da Secretaria do Ensino Superior e da Tecnologia no Estado de Renânia Vestfália, na Alemana. De 1993 a 1998 foi diretor da Agência de Desenvolvimento Industrial da Irlanda, com o objetivo de fixar neste local empresas de outros países europeus.

A atuação de Wassenberg na UNIJUÍ ocorre através de convênio com a universidade alemã. Esta é a primeira vez que atua como professor de um componente curricular. Gerd destaca que ministrar um componente possibilita uma interação maior com acadêmicos e professores: “é mais proveitoso para mim e também para os estudantes, interagimos mais”.

Através deste convênio a Universidade também já recebeu vários alunos da Alemanha para intercâmbio, da mesma forma que alunos da UNIJUÍ, tanto da graduação como do Mestrado, foram para a Alemanha. O mesmo convênio possibilitou a inserção dos professores Telmo Frantz e Lurdes Froemming atuarem como professores visitantes na Alemanha. A professora Lurdes teve experiências na região de Nordrhein Westfalia, com características semelhantes à região noroeste do Estado. Os professores da UNIJUÍ ainda realizam pesquisas conjuntas com universidades da Alemanha.

Além das aulas no Mestrado, Gerd Wassenberg participa de reuniões com professores do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec), Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), e ministra palestras ligada ao Setor de Relações Internacionais da UNIJUÍ, em Ijuí e em Panambi.

Lurdes Froemming destaca que o professor da Alemanha traz a experiência do desenvolvimento daquele país: “é um região em pleno crescimento e sustentação econômica. Uma região que viu uma produção têxtil, de carvão e mecânica cair com o surgimento de novas tecnologias. A região empobreceu, devido ao desemprego, porém, o governo e as universidades se uniram para fomentar o desenvolvimento, e isto é empreendedorismo”. A professora destaca que é esta experiência que ele traz para os mestrandos, que com o tripé tecnologia da informação, engenharias e administração, uma região pode voltar a se desenvolver: “precisamos nos espelhar nesta experiência para fomentar o desenvolvimento na nossa região”. Gerd destaca que o primeiro passo para tornar uma região empreendedora é demonstrar o interesse pelo tema: “uma instituição ofertar um componente de empreendedorismo já traz bons efeitos rumo a este grande objetivo”.

Nas aulas, além de destacar conceitos de empreendedorismo e relatar experiências da Alemanha, Gerd já realizou diversos testes sobre perfil empreendedor, criatividade e inovação com os alunos, e destaca: “em muitos testes, estão na frente dos alemães”. As aulas de Empreendedorismo e Desenvolvimento com Gerd Wassenberg, no Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ, começaram na semana passada, e seguem até o final deste mês.